Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde o início do ano letivo, alunos da rede municipal desenvolveram atividades culturais e produções de textos, desenhos, cartazes de combate ao mosquito

Para estimular as crianças da rede municipal de ensino a se conscientizarem em prol de medidas simples, mas extremamente importantes para o combate à dengue, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai conceder um passeio diferente para três unidades escolares de Londrina.

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, cerca de 30 alunos do período matutino e outros 30 do vespertino das escolas municipais Maestro Roberto Pereira Panico, Professora Geni Ferreira e Suely Ideriha vão escolher um local de passeio para as crianças. Elas serão levadas por um ônibus fretado pela Secretaria Municipal de Educação e receberão um lanche durante o passeio. Estas três unidades foram sorteadas pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes por conta do “Projeto Aedes aegypti: ler, falar e escrever para combater”.

Ao todo, a atividade recebeu 41 trabalhos das crianças que estão nos quartos e quintos anos, 40 dos alunos dos primeiros ao terceiros anos, outros 68 dos estudantes do P4, P5 e da educação infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e dos filantrópicos (CEI). Todas as 174 unidades escolares de Londrina foram convidadas a participar do projeto. Dentre cada uma dessas três categorias, uma escola foi sorteada.

Desde março deste ano, as escolas, CMEIs e CEIs desenvolveram atividades multidisciplinares com seus alunos, principalmente nas disciplinas de português e ciências. Foram realizadas apresentações culturais, de teatro, de música e de dança, além de materiais informativos com os diversos gêneros textuais, como a produção de cartazes, textos, panfletos, desenhos e tirinhas.

De acordo com a profissional de Apoio Pedagógico de Ciências, Cristina da Silva Borba, toda a produção das crianças foi apresentada ao Comitê Gestor de Combate à Dengue, em duas oportunidades, uma delas no dia 26 de julho e a outra no último dia 25 de outubro.

Agora, o material criado pelos alunos da rede municipal de ensino pode ser visto pela comunidade londrinense. Isso porque, eles foram espalhados por toda rede municipal de saúde. Assim, aqueles que utilizarem o atendimento médico no Hospital da Zona Norte e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) poderão encontrar um dos desenhos ou cartazes das crianças. Além disso, algumas unidades escolares também apresentaram toda a produção para os pais dos alunos e para a comunidade do entorno.

De acordo com Cristina, a premiação dada para as crianças é uma maneira simbólica de agradecer aos trabalhos realizados durante o ano e estimular outros alunos a participarem também. “Nosso objetivo é desenvolver produções utilizando diferentes práticas artísticas e discursivas, como a leitura, escrita e oralidade, ao longo do ano letivo, visando a conscientização e, consequentemente, as medidas de prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti”.

Todos os anos, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina realiza projetos voltados à conscientização e combate ao mosquito transmissor da dengue. A intenção é trabalhar o assunto com as crianças para estimular a formação de adultos conscientes.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.