Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisadores da universidade inglesa vão ajudar o Município de Londrina na elaboração de soluções inteligentes para a Londrina de 2040

Ontem (26), os mestrandos em Políticas Públicas pela Escola de Governo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, Carolina Stecca Douek, Ying Liu e Cody Wang Chexi participaram de uma reunião com o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira, e com a servidora da Secretaria de Governo, Liz Rodrigues. O encontro foi on-line, por meio da Plataforma Google Meet.

O objetivo foi debater os trâmites que vão guiar os trabalhos dos mestrandos durante o projeto Summer Fellowship. Esta iniciativa busca soluções inovadoras que poderão ser implantadas em Londrina, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que moram na cidade.

Para isso, os pesquisadores poderão propor ideias de programas, digitalização e informatização de informações visando o desenvolvimento de uma cidade inteligente e sustentável. Eles podem elaborar ações voltadas para a implantação de novos modais de mobilidade urbana, para otimização da geração de energia, para o uso de inteligência artificial na administração pública, para os fatores de competitividade que aumentem a atração de negócios e empresas para Londrina, para melhorar a alocação e a qualidade dos recursos públicos em prol da efetivação de políticas públicas, para ajudar na implantação da governança público-privada orientada a resultados e para qualquer serviço necessário à vida das pessoas.

Segundo o secretário de Governo, Alex Canziani, a ideia é que os mestrandos ajudem na elaboração do Masterplan Londrina 2040, visto que ele é um instrumento voltado para a formulação de uma visão de futuro compartilhada e de longo prazo. “O trabalho deles terá como foco o Plano Diretor e o Masterplan 2040. Eles trarão as experiências implantadas em outros países, que poderão ser agregadas ao nosso plano. Esses alunos são pessoas altamente experientes e com conhecimentos em diversas áreas. Com certeza, a contribuição deles será excepcional”, disse o secretário de Governo.

O projeto Summer Fellowship deve iniciar em julho e terá oito semanas de duração. Com isso, o Município de Londrina espera obter ideias, que ajudem a sanar problemas comuns advindos do desenvolvimento urbano e do crescimento das cidades, especialmente quando se pensa em longo prazo. Por isso, foram selecionados estudantes de áreas diferentes. A mestranda Douek, por exemplo, é brasileira e economista formada na Universidade de São Paulo (USP). Já Ying Liu é chinesa, especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade de Pequim, com expertise em projetos de infraestrutura urbana e recursos humanos. E Cody Wang é chinês, formado em Ciências Políticas e em Filosofia pela pela London School of Economics and Political Science (LSE).

A pesquisa de mestrandos de Oxford no município conta com participação do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A iniciativa foi intermediada pelo londrinense e pesquisador, Pedro Arcain Riccetto, que leciona em Oxford.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios