Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Campanha que começou em 6 de agosto imunizou 24 mil crianças com idades de 12 meses a 5 anos incompletos

Terminou na última sexta-feira (21) o prazo para vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Durante os 47 dias de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou um total de 24,256 mil crianças contra o sarampo e 24,059 mil contra a paralisia infantil, números que representam, respectivamente, 92,7% e 91,9% do público-alvo, que é de 26 mil pessoas.

A campanha, que estipulava como prazo final a data de 31 de agosto, foi prorrogada duas vezes com o objetivo de alcançar a meta nacional do Ministério da Saúde, que é imunizar 95% das crianças com idades de 12 meses a menores de 5 anos.

Durante o período, foram desenvolvidas ações como a aplicação da vacina em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e ampliados os dias de atendimento das UBSs, que funcionaram em alguns sábados dos meses de agosto e setembro com iniciativas do Dia “D” da vacinação.

Nos últimos dias da campanha, os profissionais das UBSs telefonaram para os pais orientando sobre o prazo e solicitando que conduzissem as crianças até as unidades. Além disso, os agentes comunitários de saúde (ACSs) também orientaram os responsáveis durante visitas domiciliares.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, o resultado abre uma pequena margem para que aconteçam casos das doenças no Município. “Infelizmente a campanha não atingiu a expectativa de vacinar 95% do público-alvo. Embora tenhamos conseguido imunizar 92%, o fato de não termos alcançado a meta nos deixa em estado de alerta, já que Londrina é um dos municípios brasileiros que não atingiu a taxa ideal de vacinação contra a paralisia infantil durante a vacinação de rotina”, expôs.

Desde a última segunda-feira (24) as UBSs do Município não oferecem mais as doses extras propiciadas pela campanha, porém, a vacinação de rotina prossegue nas unidades da zona urbana e rural. Crianças  de 12 meses a 5 anos incompletos podem tomar a primeira ou a segunda dose da vacina. Já o indicativo para o sarampo é que as pessoas tomem duas doses até os 29 anos.

Até o momento, o Paraná não registrou nenhum caso positivo de sarampo mas em outros estados próximos, como São Paulo e Rio Grande do Sul, já foram notificados casos da doença este ano. Como a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, é muito fácil que a doença se propague, o que evidencia a importância da vacinação.

Já a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.