Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Material foi concedido pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, para ajudar as instituições que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade em Londrina

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) levou, na quinta-feira (18), um grupo de representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para a entrega oficial de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), promovida pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf-PR). A entrega aconteceu na sede da Sejuf, em Curitiba (PR).

O grupo de representantes das ILPIs e de servidores da SMI foi recebido pelo secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ley Leprevost, e pela chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), Adriana Oliveira. Eles fizeram a entrega de aventais, máscaras de proteção facial, luvas, óculos e toucas, que serão utilizadas pelos profissionais durante os atendimentos aos idosos acolhidos pelas instituições. Ao todo, foram entregues 204 fardos de aventais e 11 volumes de máscaras, luvas, óculos e toucas, para representantes de quatro ILPIs. São elas: Casa do Bom Samaritano, Lar Maria Tereza Vieira, Sociedade Espírita de Promoção Social (SEPS) e o Asilo São Vicente de Paulo.

A secretária municipal do Idoso de Londrina, Andrea Ramondini Danelon, explicou que as instituições possuem um Termo de Colaboração firmado com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, para atender os idosos em situação de vulnerabilidade pessoal ou social. “Por isso, foi a SMI quem organizou toda a logística e que levou os representantes até Curitiba, para receberem os equipamentos de proteção individual, que são extremamente importantes no trabalho e atendimento do dia a dia dos idosos”, disse.

Danelon também lembrou que cada instituição recebeu uma quantidade de material de acordo com o número de idosos atendidos em cada uma delas. Por isso, o Asilo São Vicente de Paulo, que tem 100 vagas para idosos, recebeu 74 fardos de aventais e quatro pacotes com os demais materiais; já o SEPS, que atende 62 pessoas acima de 60 anos, recebeu 56 fardos de aventais e dois pacotes dos demais produtos; o Lar Maria Tereza Vieira que tem aos seus cuidados 35 idosos recebeu 56 fardos de aventais e quatro pacotes dos demais insumos e a Casa do Bom Samaritano, que acolhe 24 idosos, ganhou 18 fardos de aventais e um volume de luvas, máscaras, óculos e toucas.

A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka, lembrou também que, com a pandemia, houve um aumento grande no número de EPIs utilizados pelas instituições. Sabendo-se disso, a Sejuf-PR realizou duas entregas, sendo uma delas a realizada ontem e a outra em junho do ano passado. “Os EPIs são extremamente necessários para a prevenção e o controle da Covid-19 dentro das instituições. E, com a pandemia, a demanda por eles aumentou muito, por isso nós do poder público e as ILPIs agradecemos”, agradeceu a diretora.

A chefe do Escritório Regional da Sejuf-PR em Londrina, Deise Tokano, explicou que a pasta executou os recursos do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fedi), aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), para 160 Instituições de Longa Permanência para os Idosos no Paraná. Dessa maneira, foi aplicado um total de R$ 1,5 milhão na aquisição dos EPIs para as instituições sem fins lucrativos da área.

“Da nossa Regional, que atende 20 municípios, 12 foram contemplados. Com isso, 16 entidades receberam os kits. Nosso objetivo é justamente auxiliar as instituições, que atuam com as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, que são os idosos, pois sabemos que muitas, das instituições filantrópicas que cuidam deles, não têm condições para comprar esses insumos. Acredito que esse é o papel dos gestores públicos, principalmente pelo momento em que estamos passando de pandemia”, contou Tokano.

Além de Londrina, receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os municípios de Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Lupionópolis, Porecatu, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.