Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é orientar os idosos londrinenses sobre o isolamento social, saúde mental, entre outras ações que estão sendo realizadas via grupos no WhatsApp

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) está promovendo ações durante a pandemia do novo coronavírus. Com o objetivo de orientar a população idosa sobre a importância do isolamento social, entre as iniciativas de suporte emocional através de contatos telefônicos e interação por meio das redes sociais, em grupos informativos, já foram atendidos até o momento, 4.297 idosos, entre contatos com pessoas  em isolamento social e busca ativa, interação social e informações via WhatsApp, apoio psicológico e social e apoio solicitado pelo 0800-4000140.

Algumas ações realizadas pelos CCIs Norte, Leste e Oeste, vêm sendo através dos grupos via WhatsApp, grupos de interação e socialização. A parceria com o Programa de Atividade Física (NAFI), junto aos CCIs, vêm promovendo atividades físicas aos idosos que têm interesse em continuar com os exercícios. “Por meio desse grupo no WhatsApp, é enviado semanalmente as atividades com orientações e informações. O grupo é aberto em um horário específico para que eles possam tirar as dúvidas”, explicou a gerente de Articulação Comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes.

Outra ação é o grupo de interação e socialização, em que os idosos podem estar conversando um com o outro. “Nós também formamos o grupo de interação e socialização, para que os idosos troquem mensagens uns com os outros e revejam os amigos. Essa demanda, inclusive, foi solicitada pelos idosos. Essa forma, foi uma possibilidade para nós estarmos ajudando a continuar esse vínculo”, destacou Gomes.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do CCI Leste, permanecem também em atividade, por meio do grupo via rede social. “Tiveram adaptações que estão sendo positivas, por mais que não sejam da mesma forma, estamos tendo um retorno participativo dos idosos”, frisou.

A ação do voluntariado continua e o objetivo é oferecer apoio social e psicológico para as pessoas idosas que estão em situação de isolamento social. A equipe de voluntariados registra as informações e a equipe técnica da SMI avalia os possíveis encaminhamentos, entre as necessidades de alimentos, medicamentos, vacinação e outros.

Grupo WhatsApp

Para reforçar a orientação e disseminar conteúdos sobre a Covid-19, foi criado um grupo no WhatsApp. Os conteúdos são informativos, além de abordar saúde, prevenção contra a dengue, prática de exercícios físicos em casa, saúde mental, entre outras informações. Aos idosos que desejarem entrar no grupo, o acesso pode ser solicitado através do WhatsApp (43) 3375-0334, ou solicitar por ligação por este mesmo número, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Canais de atendimento – Solicitação de apoio psicológico – 0800-4000140 (segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas); orientação gerais – 3375-0334 (segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas); WhatsApp inserção nos grupos – 3372-4502 (segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas)

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.