Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O agendamento passará a ser feito conforme as diretrizes adotadas pela Delegacia Regional do Trabalho; evasão continua acima de 30% no modelo atual

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) vai mudar a forma de agendamento para a emissão da carteira de trabalho e adotar, a partir de julho, o mesmo que é feito pela Delegacia de Trabalho, assim o sistema será aberto semanalmente. Hoje o agendamento é conforme disponibilidade da data livre mais próxima.

O primeiro passo para a implantação do novo modelo será a suspensão do sistema de agendamento no dia 4 de junho e o atendimento de todos os trabalhadores já agendados até o momento. Após o atendimento integral da fila de espera, o sistema será reaberto no novo formato.

Com o atual sistema, o não comparecimento dos trabalhadores agendados passa de 30%, o que reduz significativamente a produtividade da emissão de carteiras. A capacidade de produção está em 90 carteiras diárias, mas geralmente são registradas entre 20 e 25 faltas todos os dias de pessoas. O principal fator identificado das faltas é o grande espaço de tempo entre o agendamento e o atendimento, uma vez que esse período gira em torno de 50 dias. O novo sistema abreviará a lacuna entre o agendamento e o atendimento e deve diminuir consideravelmente a evasão, conforme aconteceu na Delegacia do Trabalho.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, tranquilizou o trabalhador que está com o seu horário agendado e também orientou aos que ainda não fizeram o agendamento. “Nós vamos atender todos os que já estão agendados, sem exceção, antes de reformular o modo de agendamento. Quanto aos que precisarem da carteira nesse hiato de tempo enquanto zeramos a fila de espera, indicamos a Delegacia do Trabalho, que já atende dessa forma, com agendamento semanal, e também faz a emissão do documento aqui em Londrina. Essa mudança é uma medida que vai otimizar o serviço e precisa ser feita”, frisou.

Carreri explicou que os trabalhadores que não têm acesso à internet para fazer o agendamento podem ir até a Secretaria usufruir dos terminais de autoatendimento. “Temos dois computadores na praça de atendimento que estão à disposição dos trabalhadores para efetuar os procedimentos online dos nossos atendimentos. O trabalhador pode fazer sua intermediação de mão de obra, consultar as vagas, agendar o atendimento do seguro desemprego, entre outros serviços, e também poderá agendar a emissão da carteira na Delegacia do Trabalho, e aqui na Secretaria a partir do momento que implementarmos essa mudança”, disse o secretário.

A fila de espera para emissão de carteira está com cerca de 2.500 trabalhadores. A previsão é que até o final da segunda quinzena de julho tenha sido realizado o atendimento de todos os trabalhadores que estão agendados. A Secretaria do Trabalho irá informar previamente quando a implementação da mudança for ser efetivada, com a data exata de quando o novo sistema de agendamento estará disponível.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.