Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades realizadas ao longo de 2021 incluíram novas relações institucionais com entidades e órgãos públicos e da iniciativa privada

A Secretaria Municipal de Governo (SMG) divulga o balanço de atividades realizadas no ano de 2021 e o planejamento para 2022. Composta por 20 servidores, a SMG é responsável por elaborar, revisar e acompanhar projetos de lei; fazer estudos, elaborar e publicar os decretos municipais; atender e apoiar o Gabinete do prefeito, bem como as demais secretarias e órgãos da Prefeitura; atender pedidos de informação da Câmara Municipal e o Ministério Público; e articular com a sociedade em geral, firmando novas parcerias e projetos, dentre outras atividades.

O secretário da pasta, Alex Canziani, considerou que 2021 foi extremamente produtivo. “Contando com a dedicação e competência dos nossos colaboradores, prevemos um ano de 2022 com ainda mais realizações, aprofundando os trabalhos que já desenvolvemos neste ano. Agradeço a todos os servidores pelo apoio, e ao prefeito também, em todos os momentos. Que em 2022 a gente possa desenvolver um trabalho ainda mais forte em prol da nossa cidade”, frisou.

Dentre as ações estratégicas executadas já no início de 2021, a SMG destaca o andamento do Masterplan, que é o Planejamento Estratégico Londrina 2040. Aberto para ampla participação popular, o Masterplan estudou 541 ideias e projetos recebidos, distribuídos em seis desafios prioritários.

Também no começo do ano, uma parceria inédita foi firmada com a Universidade de Oxford, viabilizando que dois alunos da renomada instituição inglesa fossem selecionados para o programa Summer Fellowship. Os bolsistas Ying Liu e Cody Chenxi Wang desenvolveram projetos a serem aplicados pela Prefeitura com soluções inovadoras dentro de temas alinhados aos desafios do Masterplan Londrina 2040.

Os alunos foram acompanhados à distância por servidores da Prefeitura e tiveram orientação do pesquisador Pedro Arcain Riccetto, que leciona em Oxford. No encerramento do programa Summer Fellowship, o pesquisador foi condecorado como I Embaixador de Londrina, em cerimônia virtual conduzida pelo prefeito Marcelo Belinati.

Por meio das secretarias municipais de Governo e de Recursos Humanos, a Prefeitura de Londrina foi selecionada para a Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, oferecida pela Comunitas em parceria com a Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público. Das 60 prefeituras que se candidataram, 12 foram escolhidas.

No período de março a julho, os grupos dos 12 municípios trocaram experiências, desafios e atividades executadas em suas prefeituras. A equipe de Londrina pôde compartilhar seus projetos e experiências com cidades de portes distintos no decorrer de 15 encontros e capacitações virtuais. Ao final, foram desenvolvidos novos projetos para serem aplicados pelo Município na área de gestão de pessoas e recursos humanos.

Relações institucionais

Em 2021, a Secretaria Municipal de Governo atuou intensamente para fortalecer as relações entre a Prefeitura de Londrina e outras cidades do Brasil e exterior. Além de conectar-se com as cidades co-irmãs de Nishinomiya (Japão), Toledo (EUA), Modena (Itália), Bilbao (Espanha) e Guimarães (Portugal), Londrina firmou nova relação de irmandade com Foz do Iguaçu, mediante convênio assinado em agosto.

O objetivo com essa iniciativa é promover um intercâmbio de experiências de sucesso em áreas diversas, viabilizar novas relações comerciais e acordos de cooperação. Ao todo, Londrina possui irmandade com 11 cidades, sendo 10 internacionais.

A equipe da Secretaria Municipal de Governo também conduziu encontros com o Consulado Britânico, por meio da cônsul-geral interina do Reino Unido em São Paulo, Lisa Weedon, e o cônsul honorário em Curitiba, Adam Patterson; e com o governo da Estônia.

No campo da tecnologia e inovação, a SMG participa da articulação para que seja implementado, na Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal), o Centro de Tecnologia Aplicada à Saúde. Também intermediou para que Londrina fosse escolhida para o projeto-piloto da Secretaria de Governo Digital (SGD), realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A iniciativa, que engloba outros doze municípios, analisará a capacidade de oferta de serviços digitais aos cidadãos e as soluções específicas criadas para melhorar o acesso e facilitar a vida dos contribuintes. Para isso, realizará testes focados em práticas para o autodiagnóstico e pré-estruturação de projetos desenvolvidos pelos governos municipais.

Ensino 

A Escola de Governo da Prefeitura de Londrina (PML) é diretamente vinculada à SMG. Implementada em 2016, de janeiro a dezembro de 2021 a Escola de Governo emitiu 15.951 certificados e registrou 75.869 inscrições para as 312 turmas abertas no mesmo período, dos cursos ofertados em meio virtual.

Com o intuito de ampliar ainda mais sua oferta de cursos e capacitar ainda mais pessoas, a Escola de Governo PML tem parcerias com diferentes secretarias, órgãos e instituições. Dentre elas, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Escola de Gestão do Paraná.

E a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) destinou a quantia de R$200 mil para a implantação do primeiro estúdio oficial de filmagem e edição de aulas on-line, podcasts e elaboração de materiais didáticos da Escola de Governo PML. Além de adquirir equipamentos, o recurso está sendo investido na atualização de softwares e da estrutura de produção.

Outra medida importante foi o lançamento do I Concurso TCC em Ação, para aplicação de proposta inovadoras, oriundas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Ensino Superior, na esfera pública municipal. Ao todo, 52 propostas foram inscritas e integram o banco de ideias, práticas e sugestões.

Voltado aos servidores municipais, também foi aberto o Programa de Incentivo à Inovação, onde puderam propor melhorias e inovações para o seu ambiente de trabalho. Entre os 23 projetos inscritos, oito foram escolhidos para serem efetivamente implementados e cinco foram premiados em novembro, durante o Fórum Inovação na Gestão Pública.

Novos objetivos – Para 2022, a equipe de servidores que compõem a Secretaria Municipal de Governo já preparou um planejamento de ações, visando ampliar o alcance das atividades já em andamento e criar novas oportunidades.

Dentre essas ações, estão a implantação de um sistema de pesquisa, envolvendo a digitalização e compilação dos atos oficiais; aplicar o Sistema Eletrônico de Informações na tramitação de processos entre o Executivo e Legislativo, além de fortalecer o relacionamento com a Câmara Municipal.

Estão previstas ainda o reconhecimento e propagação de boas práticas na esfera da administração municipal; assessorar políticas de inovação e modernização e levantar demandas de capacitação para a Escola de Governo PML.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.