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O funcionamento, agora no prédio da Caapsml, reúne serviços gerais da pasta, setor administrativo, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e atendimentos exclusivos

Para aprimorar a qualidade e o fluxo de atendimentos, facilitando o acesso da população aos serviços ofertados, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) iniciou os atendimentos em sua nova sede, localizada no prédio da Caapsml, ao lado da Prefeitura de Londrina. Em um espaço mais amplo, a SMI unificou grande parte de seus serviços, e agora conta com área de recepção, salas e ambientes mais adequados e confortáveis para orientar e assistir a pessoa idosa em suas demandas. Assim, o local também possui toda a estrutura necessária para melhor alocar suas equipes e departamentos.

Todos os setores e serviços ao público já estão funcionando regularmente, com seus novos telefones e os canais de atendimento já existentes (veja a lista no final da matéria). Por conta da pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que as pessoas entrem antes em contato por telefone, podendo resolver muitas das demandas sem sair de casa, ou agendando previamente seus horários para atendimento presencial, quando necessário. O endereço é avenida Duque de Caxias, 333, Jardim Igapó.

A nova sede da SMI, no piso térreo da CAAPSML, conta com sete salas individualizadas para abrigar diferentes atividades. Além de ampla área de recepção, os idosos agora têm à disposição um local exclusivo para orientações sobre os direitos da pessoa idosa, incluindo informações sobre a gratuidade para o transporte interestadual e emissão de carteira para essa finalidade; orientações a idosos com ausência de renda e sem Cadastro Único atualizado, que poderá ser solicitado, preferencialmente, pelo telefone 3376-2648; além de suporte quanto aos direitos referentes à isenção de IPTU, credencial para estacionamento em vagas exclusivas, dentre outros serviços.

A equipe da Gerência de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI) também passa a ter uma sala específica para prestar atendimentos e encaminhamentos relacionados à Central de Vagas para as Instituições de Longa Permanência e a Casa Dia. Ambos os serviços são destinados a idosos em situação de vulnerabilidade social, com ausência ou fragilidade nos vínculos familiares, ou renda insuficiente. Por meio desta Gerência, esses tipos de casos são encaminhados para os serviços competentes mediante atendimento e avaliação técnica. Os interessados podem obter mais informações pelo contato 3376-2640.

Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, reunir diversos serviços da SMI em um mesmo lugar irá proporcionar mais qualidade, agilidade e eficiência nos atendimentos à pessoa idosa. “Essa mudança é um avanço fundamental e vem para suprir uma demanda necessária, levando em conta o número de idosos que precisam dos serviços em Londrina, bem como o volume de trabalho existente para atendê-los. Ao disponibilizar estrutura centralizada, com espaços mais adequados ao público e equipes de servidores, teremos mais organização e facilidade na comunicação para que os idosos recebam um suporte com toda a dignidade, respeito e carinho que merecem”, destacou.

A secretária da pasta ainda informou que a unificação dos serviços colabora para ampliar o horário de atendimento ao público na nova sede, uma vez que passa a reunir as faixas de horário de cada setor. “A antiga recepção da SMI, no prédio da Prefeitura, tinha atendimento limitado das 12h às 18h, sendo que os serviços estavam funcionando em lugares diferentes. E na nova sede, com vários serviços juntos, as pessoas podem ser atendidas nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com suas demandas. Temos a intenção de fazer com que o atendimento de recepção, em breve, passe a funcionar das 8h às 17h”, completou.

Conselho Municipal

Outra novidade na nova sede da Secretaria do Idoso é um espaço destinado exclusivamente para a realização das atividades do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), que conta com apoio administrativo da SMI para o desenvolvimento das suas funções.

Dentre as atribuições do CMDI nesta sede estão o recebimento de requerimentos para registro de instituições no conselho do idoso, petições, denúncias, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa, por desrespeito aos direitos assegurados às pessoas idosas, com a adoção das medidas cabíveis.

Além disso, também é função do CMDI orientar cidadãos e empresas a respeito da destinação, prevista em lei, do valor devido referente ao Imposto de Renda (IR), que pode ser destinado para o desenvolvimento de projetos, serviços e apoio a instituições que oferecem atendimento à idosos no município. O CMDI atende, das 8h às 14h, tanto pelo telefone 3376-2642 quanto presencialmente.

Mais serviços – Além destes serviços oferecidos para comunidade em geral, a nova sede da Secretaria Municipal do Idoso conta com sala para equipe técnica, sala administrativa, sala para atendimentos coletivos e individuais, espaços que visam dar conforto aos usuários e mais qualidade para as ações ofertadas pela Secretaria do Idoso.

Unificação

Antes da mudança e unificação dos atendimentos na nova sede, os serviços da Secretaria Municipal do Idoso estavam sendo ofertados em diferentes espaços. Havia uma unidade de recepção e orientação na sede da Prefeitura de Londrina. E no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste estavam sendo prestados, temporariamente, atendimentos administrativos, de gabinete e assessoria, bem como atividades da Gerência de Atenção à Pessoa Idosa e do CMDI.

Os idosos que já possuem cadastro junto à SMI, incluindo aqueles que participavam de atividades nos três CCIs de Londrina (Norte, Leste e Oeste), estão sendo informados sobre o funcionamento da nova sede no prédio da CAAPSML, recebendo orientações via contato no celular. A divulgação também ocorre com envio de material de imprensa aos veículos de comunicação da região.

CCIs

E os Centros de Convivência do Idoso nas regiões Norte, Leste e Oeste, espaços de referência, continuam atendendo o público por telefone, para orientações e demandas de agendamento e cadastramento de vacinação contra a Covid-19, Cadastro Único e outras. Os telefones são 3375-0334 (Oeste), 3375-0307 (Leste), e 3373-0090 (Norte), e o horário é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Serviço e novos telefones:

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) – Fone: 3376-2642 / Horário: 8h às 14h  

Recepção para atendimentos e orientações gerais – Fone: 3376-2648 / 11h às 17h

Gerência de Atenção à Pessoa Idosa (GAPI) – Fone: 3376-2640 / 11h às 17h

Assessorias Técnicas/ Diretoria de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa – Fone 3376-2646/ 8h às 17h

Diretoria Administrativo-Financeira – 3376-2649 / 11h às 17h

NCPML

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