Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura; população participou enviando comentários, sugestões e questionamentos aos secretários municipais

Na quinta-feira (15), a Prefeitura de Londrina promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), a segunda audiência pública virtual do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. O encontro teve o propósito de proporcionar o debate, entre a população e as autoridades municipais, sobre políticas públicas para as áreas da Educação, Cultura e Esportes. Participaram da audiência, os secretários municipais de Cultura, Bernardo Pellegrini, e Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido.

Transmitida ao vivo pelos perfis do Município nas redes sociais, a partir das 19h, a reunião contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Instagram. Na página de Facebook da Prefeitura, a audiência foi visualizada mais de 3,7 mil vezes – sendo que 3 mil visualizações ocorreram durante a sua realização – e recebeu 224 comentários. No Instagram, a transmissão foi acessada 1.858 vezes.

Educação – Durante o evento, a população teve a oportunidade de assistir às prestações de contas realizadas pelos secretários municipais, assim como fazer perguntas e oferecer sugestões referentes à elaboração do PPA 2022-2025.

Em relação à área da educação, os munícipes levantaram tópicos como a oferta de aulas de língua inglesa pela rede municipal; a contratação de professores; a reforma de escolas municipais; a ampliação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); a distribuição de uniformes e materiais escolares; e a utilização e acesso, por alunos e docentes, de tecnologias educacionais.

Maria Tereza Paschoal de Moraes, respondeu aos questionamentos e ressaltou o trabalho feito durante a última gestão, que incluiu a implantação da Central Única de Vagas, a construção de seis escolas de nível fundamental e sete creches, a criação de 1.250 vagas para a educação infantil, investimentos de R$ 70 milhões em melhorias na infraestrutura das unidades escolares, disponibilização de 12.600 cestas básicas por mês – durante a pandemia – para as famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social, atividades de ensino remoto e reforço escolar, a formação continuada de professores e a capacitação das brigadas da pandemia.

“A rede municipal de educação de Londrina tem uma história muito valiosa e importante, e é referência no Brasil. No total, estamos falando aqui de 45 mil alunos e mais de 5.400 professores. Por isso, ao discutir investimentos para essa área, estamos debatendo algo que tem impactos concretos nas nossas vidas e na sociedade”, enfatizou.

Cultura

Entre outros temas, as perguntas e sugestões da população relativas à cultura abordaram os festivais e eventos culturais da cidade, a acessibilidade para as pessoas com deficiências e a retomada das obras do Teatro Municipal de Londrina. O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, falou sobre esses assuntos, discutiu projetos futuros e também detalhou as ações da administração municipal durante o período 2017-2020.

Segundo Pellegrini, alguns dos principais avanços do Município foram a adequação às mudanças na legislação federal sobre incentivos culturais; a modernização dos sistemas e processos da Secretaria Municipal de Cultura; a execução da Lei Aldir Blanc, com repasses de R$ 3,24 milhões para 392 projetos culturais; a criação do Fundo Municipal de Incentivo à Atividade Audiovisual; a conclusão da primeira fase das reformas do Museu de Arte, Biblioteca Central e Teatro Zaqueu de Mello; e a reativação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio.

“Temos convicção de que a cultura tem grande importância para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, assim como para a construção de sua cidadania. Vamos trabalhar de forma integrada com outras secretarias para que possamos democratizar as atividades culturais, levando-as a todas as regiões da cidade”, destacou.

Esportes

Ao debater os investimentos municipais na área de esportes, os cidadãos fizeram comentários relativos a diversos assuntos, incluindo a oferta de atividades para pessoas com deficiências; as reformas, manutenções e revitalizações de espaços esportivos; o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE); o apoio a atletas de destaque; e a contratação de funcionários para a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Além de discutir as questões levantadas, o diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, fez um balanço das atividades realizadas pelo órgão nos últimos quatro anos, como a ampliação dos recursos do FEIPE; a instalação do placar eletrônico do Estádio do Café; a construção de oito novas arenas esportivas; a implantação de novas academias ao ar livre em todas as regiões de Londrina; a realização de mais de 30 mil atendimentos do Projeto Futuro, para todas as faixas etárias; as revitalizações de praças e campos; e a realização de diversos eventos como a Stock Car, a Fórmula Truck, os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná (JAPS).

“Vamos continuar investindo no esporte, que é uma área fundamental para a população, pois traz saúde, equilíbrio e bem-estar, além de contar com eventos que aquecem a economia e geram renda”, frisou.

Participação popular – A terceira audiência pública virtual do PPA 2022-2025 acontecerá na próxima quinta-feira (22), a partir das 19h, e também será transmitida pelos perfis da Prefeitura no Facebook (clique aqui) e Instagram (clique aqui). Na ocasião, serão discutidas políticas públicas para as áreas da Assistência Social, Idoso e Mulher.

A diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Darling Maffato, explicou que a participação da comunidade é essencial para a elaboração do Plano Plurianual, que é um instrumento de trabalho estratégico para o Município. “Pedimos a todos que compartilhem os vídeos das audiências e estimulem seus familiares e conhecidos a participar dos próximos eventos. Além disso, também é possível enviar sugestões por meio do formulário on-line do PPA. Todos os comentários serão analisados e repassados aos órgãos responsáveis”, disse.

Quem desejar acessar o formulário on-line pode fazê-lo através do site da Prefeitura – na aba “Plano Plurianual – PPA – 2022-2025” – ou por meio deste link. Na mesma página do documento, está disponível um cronograma completo com as datas e horários de todas as audiências.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios