Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura; população participou enviando comentários, sugestões e questionamentos aos secretários municipais

Na quinta-feira (15), a Prefeitura de Londrina promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), a segunda audiência pública virtual do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. O encontro teve o propósito de proporcionar o debate, entre a população e as autoridades municipais, sobre políticas públicas para as áreas da Educação, Cultura e Esportes. Participaram da audiência, os secretários municipais de Cultura, Bernardo Pellegrini, e Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido.

Transmitida ao vivo pelos perfis do Município nas redes sociais, a partir das 19h, a reunião contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Instagram. Na página de Facebook da Prefeitura, a audiência foi visualizada mais de 3,7 mil vezes – sendo que 3 mil visualizações ocorreram durante a sua realização – e recebeu 224 comentários. No Instagram, a transmissão foi acessada 1.858 vezes.

Educação – Durante o evento, a população teve a oportunidade de assistir às prestações de contas realizadas pelos secretários municipais, assim como fazer perguntas e oferecer sugestões referentes à elaboração do PPA 2022-2025.

Em relação à área da educação, os munícipes levantaram tópicos como a oferta de aulas de língua inglesa pela rede municipal; a contratação de professores; a reforma de escolas municipais; a ampliação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); a distribuição de uniformes e materiais escolares; e a utilização e acesso, por alunos e docentes, de tecnologias educacionais.

Maria Tereza Paschoal de Moraes, respondeu aos questionamentos e ressaltou o trabalho feito durante a última gestão, que incluiu a implantação da Central Única de Vagas, a construção de seis escolas de nível fundamental e sete creches, a criação de 1.250 vagas para a educação infantil, investimentos de R$ 70 milhões em melhorias na infraestrutura das unidades escolares, disponibilização de 12.600 cestas básicas por mês – durante a pandemia – para as famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social, atividades de ensino remoto e reforço escolar, a formação continuada de professores e a capacitação das brigadas da pandemia.

“A rede municipal de educação de Londrina tem uma história muito valiosa e importante, e é referência no Brasil. No total, estamos falando aqui de 45 mil alunos e mais de 5.400 professores. Por isso, ao discutir investimentos para essa área, estamos debatendo algo que tem impactos concretos nas nossas vidas e na sociedade”, enfatizou.

Cultura

Entre outros temas, as perguntas e sugestões da população relativas à cultura abordaram os festivais e eventos culturais da cidade, a acessibilidade para as pessoas com deficiências e a retomada das obras do Teatro Municipal de Londrina. O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, falou sobre esses assuntos, discutiu projetos futuros e também detalhou as ações da administração municipal durante o período 2017-2020.

Segundo Pellegrini, alguns dos principais avanços do Município foram a adequação às mudanças na legislação federal sobre incentivos culturais; a modernização dos sistemas e processos da Secretaria Municipal de Cultura; a execução da Lei Aldir Blanc, com repasses de R$ 3,24 milhões para 392 projetos culturais; a criação do Fundo Municipal de Incentivo à Atividade Audiovisual; a conclusão da primeira fase das reformas do Museu de Arte, Biblioteca Central e Teatro Zaqueu de Mello; e a reativação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio.

“Temos convicção de que a cultura tem grande importância para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, assim como para a construção de sua cidadania. Vamos trabalhar de forma integrada com outras secretarias para que possamos democratizar as atividades culturais, levando-as a todas as regiões da cidade”, destacou.

Esportes

Ao debater os investimentos municipais na área de esportes, os cidadãos fizeram comentários relativos a diversos assuntos, incluindo a oferta de atividades para pessoas com deficiências; as reformas, manutenções e revitalizações de espaços esportivos; o Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE); o apoio a atletas de destaque; e a contratação de funcionários para a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Além de discutir as questões levantadas, o diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, fez um balanço das atividades realizadas pelo órgão nos últimos quatro anos, como a ampliação dos recursos do FEIPE; a instalação do placar eletrônico do Estádio do Café; a construção de oito novas arenas esportivas; a implantação de novas academias ao ar livre em todas as regiões de Londrina; a realização de mais de 30 mil atendimentos do Projeto Futuro, para todas as faixas etárias; as revitalizações de praças e campos; e a realização de diversos eventos como a Stock Car, a Fórmula Truck, os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná (JAPS).

“Vamos continuar investindo no esporte, que é uma área fundamental para a população, pois traz saúde, equilíbrio e bem-estar, além de contar com eventos que aquecem a economia e geram renda”, frisou.

Participação popular – A terceira audiência pública virtual do PPA 2022-2025 acontecerá na próxima quinta-feira (22), a partir das 19h, e também será transmitida pelos perfis da Prefeitura no Facebook (clique aqui) e Instagram (clique aqui). Na ocasião, serão discutidas políticas públicas para as áreas da Assistência Social, Idoso e Mulher.

A diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Darling Maffato, explicou que a participação da comunidade é essencial para a elaboração do Plano Plurianual, que é um instrumento de trabalho estratégico para o Município. “Pedimos a todos que compartilhem os vídeos das audiências e estimulem seus familiares e conhecidos a participar dos próximos eventos. Além disso, também é possível enviar sugestões por meio do formulário on-line do PPA. Todos os comentários serão analisados e repassados aos órgãos responsáveis”, disse.

Quem desejar acessar o formulário on-line pode fazê-lo através do site da Prefeitura – na aba “Plano Plurianual – PPA – 2022-2025” – ou por meio deste link. Na mesma página do documento, está disponível um cronograma completo com as datas e horários de todas as audiências.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.