Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados atenderão aos animais de pequeno, médio e grande portes resgatados pelo Município

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), abrirá, nesta semana, um credenciamento para as clínicas veterinárias interessadas em atuar em parceria com o Município nos atendimentos aos animais de pequeno, médio e grande portes resgatados de situações de maus-tratos. O edital será publicado no Jornal Oficial do Município, que poderá ser acessado clicando-se aqui.

O objetivo é que as clínicas veterinárias credenciadas realizem diversos procedimentos, como consultas, curativos, exames clínicos, internações, vacinação, vermifugação e cirurgias oftálmicas, buco-máxilo-faciais, traumáticas ou ortopédicas, entre outras. Além disso, elas deverão implantar o microchip para a identificação eletrônica dos animais e se responsabilizam por elaborarem laudos dos procedimentos e prestarem contas.

Para isso, segundo o diretor de Bem-Estar Animal da SEMA, Haroldo Belli, a expectativa é que a clínica credenciada receba R$ 25 mil mensais, ou seja, cerca de R$ 300 mil anuais. Este valor vai mudar conforme a quantidade de animais atendidos e procedimentos realizados. Nele estão inclusas a mão de obra e os materiais necessários para os atendimentos dos animais resgatados pela DBEA/SEMA.

A expectativa é que as selecionadas executem o trabalho por um período de 12 meses. Este tempo pode ser prorrogado, visto que o serviço deverá ser contínuo. Por isso, a prorrogação poderá ser feita, por iguais e sucessivos períodos, até o limite de 60 meses. O tempo conta da assinatura da Ordem de Serviço ou da emissão da Nota de Empenho pela contratada. Para se credenciar é necessário preencher todos os requisitos legais contidos no edital da SEMA, que deve ser publicado esta semana.

Denúncias

Abusar, ferir, mutilar ou abandonar animal são crimes ambientais de maus-tratos aos animais, independentemente de serem silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Conforme o Lei Municipal n. 12.992/2019, a Lei Federal nº 9.605/98 e o Decreto Federal 6.514/2008, a pena para quem cometer maus-tratos animais é de detenção de três meses a um ano, mais multa.

Quem presenciar ou identificar qualquer tipo de maus-tratos a animais deve denunciar à SEMA. Para isso, basta enviar uma foto ou filmagem do ocorrido para o WhatsApp (43) 99994-8677 ou para o e-mail fiscalizacao.sema@londrina.pr.gov.br. Também é possível telefonar para o (43) 3372-4775 e fazer a denúncia.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.