Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipamentos foram doados à prefeitura pela Receita Federal e serão utilizados em fiscalizações, projetos ambientais e mapeamento rural

A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal de Agricultura receberam quatro drones como parte de uma doação de equipamentos realizada pela Receita Federal ao Município de Londrina. Na sexta-feira (27), eles foram oficialmente testados a partir da sede da Sema, que fica dentro do Parque Municipal Arthur Thomas.

De acordo com o secretário de Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, há muito tempo a pastar eivindicava equipamentos como estes e, finalmente, dois deles poderão ser utilizados exclusivamente nos serviços realizados pelos fiscais e profissionais da Sema. “Nós nos esforçamos muito para conseguir esses equipamentos e agora vamos buscar o licenciamento junto a ANAC. Assim, iniciaremos uma nova fase na Sema”, disse o secretário.

Os equipamentos conseguem sobrevoar uma altura de 80 metros e percorrer até 7 quilômetros de distância. Além disso, eles transmitem as imagens em tempo real e conseguem tanto filmar quanto fotografar as áreas escolhidas pelos profissionais. Serão utilizados nos trabalhos da Gerência de Projetos Ambientais, que executa a liberação das licenças ambientais, e na Gerência de Fiscalização.

Os técnicos habilitados poderão utilizar os instrumentos para tomar as decisões sobre licenciamento ou checar eventuais crimes ambientais como o descarte irregular de construção civil. Entre as vantagens dos instrumentos de trabalho estão a precisão na verificação das áreas de licenciamento a serem concedidos; a possibilidade de registros de crimes ambiental, por meios probatórios como fotos e vídeos, e inibição de possíveis ações irregulares, além dos trabalhos de fiscalização e o aerofotogramétrico - que faz a cobertura aerofotográfica para fins de mapeamento topográfico da cidade e região.

Agricultura

Outros dois drones serão concedidos para a Secretaria Municipal de Agricultura, que os utilizará para o mapeamento das estradas rurais de Londrina. Por sinal, é o assessor da Secretaria de Agricultura, Haroldo Belli, que tem habilitação para pilotar drones, quem está orientando os profissionais da Sema sobre a correta utilização do equipamento.

Segundo Haroldo Belli, esse mapeamento fotográfico das estradas é de extrema importância aos trabalhos de planejamento e identificação de problemas que precisam ser sanados. “A intenção é fazermos o mapeamento de todas as estradas e encaminharmos o conteúdo ao Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon). Assim será possível fazer o planejamento das áreas e estradas rurais, analisando qual a melhor forma e logística para realizarmos os trabalhos. O bacana dos drones é que ele podem ajudar nos trabalhos de todas as secretarias”, disse o assessor.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Sema e da Agricultura, espera conseguir a licença de voo do equipamento em cerca de duas semanas, visto que é necessário ter cadastro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Precisamos reconhecer o trabalho e a proatividade do Haroldo, servidor que está nos ajudando a instruir os gerentes da Sema e a dar orientação quanto aos processos burocráticos de liberação da licença. Com isso, esperamos que em cerca de duas semanas, os drones possam ser utilizados nos trabalhos da Sema e de outras secretarias”, finalizou o secretário de ambiente.

Os equipamentos fazem parte de uma doação de produtos apreendidos pela Receita Federal. Além deles, o órgão federal doou outros instrumentos de trabalho como máquinas fotográficas, celulares, peças de computador e GPS, que somados chegam a uma economia de cerca de R$ 500 mil para o Município de Londrina. Os mesmos estão sendo patrimoniados.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.