Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem (3), a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) deu início a mais uma entrega de ração animal. A iniciativa ajudará organizações não-governamentais especializadas nos cuidados aos animais e protetores de cães e gatos resgatados de situações de abandono.

A entrega está sendo realizada por meio de sistema drive-thru, dentro do estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas, que fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. Para evitar aglomerações, os representantes das instituições beneficiadas poderão retirar o alimento animal nesta sexta-feira (4), das 9h às 17h. A distribuição será feita em dois turnos, pela manhã e à tarde. Em cada um dos turnos, deverão participar 60 beneficiários, o que representa um total de 240 pessoas e entidades atendidas pela doação. Entre os contemplados, estão famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, além dos protetores individuais e das ONGs.

A SEMA espera distribuir 20 toneladas de ração para as entidades e cuidadores cadastrados no Banco de Ração do Município de Londrina. Segundo o secretário municipal da pasta, José Roberto Behrend, desde o início da pandemia a Prefeitura de Londrina tem se dedicado a ajudar as ONGs e os protetores animais. “Estamos dando continuidade à entrega da ração para cães e gatos, pois estamos vivenciando um momento crítico de pandemia. Os protetores animais e as ONGs são partes extremamente importantes nessa área e precisam de apoio”, disse Behrend.

Além disso, com a chegada do período de férias, época em que as pessoas viajam com mais frequência e aumenta o número de animais abandonados, a SEMA está intensificando a conscientização para o não-abandono de bichos. Para isso, a Prefeitura de Londrina realiza, anualmente, a campanha Dezembro Verde (Lei nº 12.849/2019). Nos próximos dias, será divulgada a programação da ação. O objetivo é conscientizar a população para os cuidados adequados aos animais e estimular as denúncias em situações de maus-tratos e abandono. Qualquer cidadão pode denunciar abusos à SEMA, encaminhando registros em foto ou vídeo para o número de WhatsApp (43) 99994-8677.

A autora da lei que criou o Dezembro Verde e ativista da causa animal, Daniele Ziober, esteve na sede da SEMA na manhã de hoje e acompanhou parte da distribuição da ração. Para ela, a doação do alimento é um paliativo que vem ajudar a suprir as necessidades imediatas daqueles que se dedicam a recolher os animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. “É de suma importância a existência do Banco de Ração e a doação desse alimento, porque é um auxílio àqueles que mais precisam, especialmente neste ano atípico de 2020. Não pretendemos parar com a implementação e o fortalecimento da política pública animal, que envolve a integração entre a saúde humana e animal, a flora e a fauna, visando a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle da saúde coletiva como um todo”, explicou.

O alimento animal foi comprado por meio do Pregão no 0209/2020, ao custo de R$ 180 mil advindos do Fundo Municipal de Proteção aos Animais (FMPA) e contou com a aprovação dos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais (COMUPDA). “A doação cumpre um papel fundamental durante o período da pandemia, porque muitas pessoas estão enfrentando situação de desemprego e empobrecimento, enquanto as ONGs viram a sua arrecadação diminuir. Por isso, o auxílio concedido pela Prefeitura vem complementar o trabalho dessas pessoas e contribuir para que ele continue a ser realizado”, ressaltou a diretora de Bem-Estar Animal, Bruna Ontivero.

Banco de Ração

Instituído pela Lei Municipal nº 12.718/2018, de autoria da vereadora Daniela Ziober, o Banco de Ração tem o objetivo de captar doações de produtos e gêneros alimentícios, também aceitando itens como roupas, remédios, coleiras, guias, casas, caixas de transporte, brinquedos, produtos de limpeza e outros artigos para animais. Atualmente, 358 beneficiários estão registrados na iniciativa. Destes, 139 são famílias e 219 protetores ou ONGs. Os cadastrados que não foram convocados para a ação desta semana serão contemplados nas próximas entregas. Além disso, aqueles que receberam ração em outra oportunidade e não foram incluídos nesta distribuição devem entrar em contato com a SEMA para verificar se o seu cadastro está atualizado.

Política Pública para a Causa Animal

Segundo Ziober e Behrend, que acompanharam o desenvolvimento da política pública animal em Londrina, a cidade tem obtido, recentemente, grandes avanços na questão dos cuidados aos animais.

Em novembro de 2017, o prefeito Marcelo Belinati encaminhou o Projeto de Lei (PL) para a criação do Fundo Municipal de Proteção aos Animais (FUPA) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais (COMUPDA). Em maio do ano seguinte, Marcelo assinou a Lei 12.695/2018, instituindo estes órgãos. Em 2020, foi publicada a Lei Municipal 13.033, amparada pela Lei Federal 9.504/1997, que permitiu à Prefeitura de Londrina adquirir ração animal para o Banco de Ração do município. A alteração legislativa garante o funcionamento do programa de doação de alimento animal, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus. Outras ações importantes realizadas nos últimos quatro anos incluem a criação do Castramóvel e da Diretoria de Bem-Estar Animal.

Com a instituição de sua política pública de bem-estar animal, o município passou a ter uma importante legislação vinculada à área. “Conseguimos construir os alicerces da política animal em Londrina para, nos próximos anos, podermos fazer ainda mais”, finalizou Behrend.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.