Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados em ter a companhia de um animalzinho carinhoso e muito esperto podem aproveitar o Dia do Vira-Lata para adotar um novo amigo

Para comemorar a vida dos pets que são considerados cães sem raça e estimular a adoção responsável, a Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina (SEMA) está divulgando o formulário de intenção de adoção de cães disponíveis no município. Aqueles que gostariam de adotar uma companhia amorosa podem acessar a página da Diretoria de Bem-Estar Animal e verificar todos que estão disponíveis (clique aqui) .

Na página da SEMA, a população encontra fotos e informações sobre os pets que foram resgatados de situações de maus-tratos durante as operações realizadas pela SEMA, muitas vezes, junto à Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, Força Verde e a Guarda Municipal de Londrina.

Segundo a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Daniele Costa, o resgate acontece em último caso, pois sempre busca-se orientar as famílias para os cuidados com os animais e a garantia das cinco liberdades desses, como o direito à alimentação, à água, à higiene, ao acompanhamento pelo médico veterinário, e aos momentos de lazer.

“Nosso objetivo é educar e conscientizar a população, para que ela entenda quais são as atitudes que devem ser tomadas com relação aos animais. Castrar o animal é uma atitude de amor, por exemplo. Todos precisam entender que os bichos precisam ter condições de higiene, uma alimentação adequada, acesso à água potável, um local para abrigo, um veterinário para os cuidados, enfim, que sejam adotantes responsáveis”, explicou a diretora da pasta.

Após o recebimento de denúncias de maus-tratos aos animais, os fiscais vão até a localidade para verificar a situação. Em seguida, orientam as pessoas envolvidas e, posteriormente, se notifica o responsável. Caso haja reincidência há aplicação de multa e, em último caso, o animal é recolhido do local onde sofreu maus-tratos ou situação de abandono. São cães e gatos destes casos que estão disponíveis para a adoção responsável.

Um desses casos é o Marujo, um cão idoso, que foi encontrado em uma das “ilhas” que aparecem devido ao assoreamento do lago do Parque Municipal Arthur Thomas, na zona sul de Londrina. O cachorro sofre de Alzheimer canino, uma doença que leva à perda da memória e de outras funções mentais importantes. Ele foi encontrado na sexta-feira, há cerca de duas semanas, durante a última ronda do dia, feita pela Guarda Municipal. Com a ajuda dos Bombeiros, Marujo foi resgatado e aguarda alguma família para acolhê-lo.

“Chamamos de Marujo, porque ele estava perdido numa dessas ilhas do lago do Parque Arthur Thomas. Achávamos que ele poderia ser cego, porque estava tremendo muito e andado de um lado pro outro. Quando resgatamos, levamos ao veterinário e foi constatado que ele é idoso e tem Alzheimer canino. Ele é muito dócil, sempre vem pedir carinho com o focinho”, disse Costa.

Assim como o Marujo, há muitos animaizinhos que estão cheios de amor e gratidão para dar às pessoas que os acolherem. Existem cães e gatos fêmeas e machos. “Vivemos em tempos de grandes desafios, por conta da pandemia e das mudanças de hábito que estamos sendo obrigados a cumprir. Neste momento, o afeto e atenção de um animal de estimação nos ajuda a enfrentar este novo normal. É claro que com a alegria da companhia, também tem as responsabilidades do cuidado com o animal”, lembrou o secretário municipal de Ambiente, José Roberto Behrend.

Como adotar

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos e preencher os dados como: nome, CPF, endereço, telefone e se tem outros animais. Caso a resposta seja afirmativa é preciso informar quantos animais a pessoa interessada tem. Depois é só escolher um dos cãezinhos elencados na lista.

Por se tratar de uma adoção responsável, a equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal entrará em contato com a pessoa/família interessada em adotar e fará uma entrevista. Quem quiser também pode esclarecer suas dúvidas através do Whatsapp (43) 99994-8677.

Em Londrina, de acordo com o Censo, realizado em 2014, existem cerca de 60 mil animais abandonados. Em média, um animal de rua vive menos de 5 anos, devido às condições adversas que ele enfrenta. “Bem-estar animal e saúde animal é saúde pública”, lembrou a diretora da SEMA.

Dia do Vira-Lata

Nesta sexta-feira (31), comemora-se o Dia do Vira-Lata: pets inteligentes e amorosos, que devido à mistura de raças são menos propensos a doenças. Além disso, mesmo tendo sido, muitas vezes, rejeitados e abandonados, através da simplicidade, eles demonstram no dia a dia a gratidão por terem sido acolhidos e escolhidos por uma família.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.