Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades começaram ontem (8) no Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta; alunos terão palestra sobre queimadas

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) iniciou ontem (8) uma nova etapa do projeto “Ecocidadão nas Escolas”. Serão contempladas pela iniciativa os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. A primeira unidade a receber o projeto será o Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta, localizado na Rua Rudolf Keilhold, 173, no conjunto Semíramis. Devem participar os alunos das quatro turmas de EJA, no período noturno.

O “Ecocidadão nas Escolas” é um projeto que leva aos alunos temas relacionados ao meio ambiente, com o objetivo de abordar, sensibilizar e esclarecer. Através de uma palestra, conduzida pela professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, os estudantes têm a oportunidade de obter informações sobre a legislação vigente e receber orientações sobre como proceder no dia a dia, para melhorar a qualidade de vida de todos e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Segundo Adriana, o primeiro tópico discutido com os alunos da EJA nas escolas estaduais são as queimadas. “Vamos sensibilizar essas pessoas sobre as queimadas, mostrando a eles o quanto elas prejudicam a saúde. Pois além de ser um crime ambiental, provocar mau cheiro e sujeira, as queimadas também causam muito mal para a saúde, principalmente na parte respiratória”, frisou.

A professora explicou que é importante debater esse tópico com os alunos da EJA, em sua maioria adultos, pois as queimadas são praticadas por pessoas com mais idade. “Isso é um fator cultural muito forte, já que há alguns anos era a única maneira para se desfazer do lixo. Mas hoje existem outras alternativas, e por isso precisamos orientar essas pessoas para que abandonem essa prática”, detalhou.

Na próxima quarta-feira (15), também no período noturno, o projeto irá até a Escola Estadual Benedita Rosa Rezende. A escola fica localizada na Avenida Robert Koch, 377, no Jardim Guararapes. Outras escolas e colégios que queiram agendar palestras podem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da SEMA, pelos telefones 3372-4768 ou 3372-4769.

Rede municipal

No mês de julho, foi finalizada a primeira etapa do “Ecocidadão nas Escolas” nas unidades municipais. Os alunos da EJA retomam as atividades no dia 21 de agosto, e até dezembro será abordado o tema “Maus-tratos aos animais”.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.