Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é oferecer um lar amoroso para cães e gatos, que sofrem maus-tratos ou foram abandonados; ação terá início dia 19 de outubro

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), por meio da Gerência de Educação Ambiental e Diretoria de Bem-Estar Animal, estimula a adoção responsável de animais através da campanha  “Adote esta causa: Maus-tratos é crime”, que terá início no dia 19 de outubro. A ação enfatiza que a adoção é um ato de amor que deve ser feito com responsabilidade e consciência.

Devido à pandemia da Covid-19 e com o objetivo de evitar aglomerações,  a campanha não realizará nenhuma ação presencial. Dessa forma, na página da SEMA, os interessados em realizar a adoção poderão encontrar fotos e informações sobre os pets, que estarão disponíveis no formulário (acesse aqui).

Perfil do adotante

Segundo a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Lidiani Damiani Isidoro, alguns critérios são levados em conta para a adoção. “Precisa gostar de animais e saber dos cuidados que deverá ter. Ter um ambiente adequado também é importante, um abrigo descente para não ficar o tempo todo no sol, e também, não deixar o animal acorrentado”, apontou.

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos e preencher os dados pessoais, além de informar se tem outros animais. Por se tratar de uma adoção responsável, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), após o cadastro, realiza uma entrevista para analisar se o perfil do adotante é adequado para o animal, assim como se o espaço é compatível.

A gerente lembrou ainda que um cão ou gato é um amigo para a vida toda e destacou o objetivo da campanha. “Os animais não são brinquedos descartáveis. O índice de abandono é alto e não queremos um lar provisório para um animal que já foi abandonado uma vez. Assim, o objetivo da campanha é encontrar um lar para os cães e gatos resgatados pela SEMA, que estavam abandonados ou sofrendo maus tratos”, disse.

Apoio

Os animais resgatados ficam sob a guarda da SEMA, em lares de voluntários, até o momento da adoção. Atualmente, cerca de 100 animais buscam um lar. “Para abranger o máximo possível de pessoas interessadas em adotar, estamos buscando o apoio dos meios de comunicação para ajudar na divulgação da campanha. No momento, temos aproximadamente 60 cães e 40 gatos, sendo muito deles mais velhos e sem raça definida”, afirmou Isidoro.

Denuncie

Segundo dados da DBEA, desde que a pandemia da Covid-19 iniciou, as denúncias aumentaram em mais de 10%, desde em relação ao abandono de animais em imóveis (famílias que se mudaram) ao abandono de animais na rua e agressão física. Para denunciar casos de maus-tratos, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da DBEA, através do telefone (43) 9 9994-8677, ou para o telefone 3372-4775, que atende aos chamados realizados de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

A lei n°12.992 trata da punição por maus-tratos, abandono, negligência, entre outras infrações contra animais, estabelecendo sanções e penalidades para os infratores, por meio de multas que vão de R$50 a R$100 milhões, além de outras advertências.

NCPML 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.