Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação é da Sala do Empreendedor com o Sebrae/PR; objetivo é reforçar o atendimento aos Microempreendedores Individuais de Londrina

Encerra nesta sexta-feira (17) a Semana de Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). Por meio da ação, desenvolvida pela Sala do Empreendedor de Londrina, em parceria com o Sebrae/PR, estão sendo intensificados os atendimentos, gratuitos e personalizados, ao Microempreendedor Individual (MEI) que precisa fazer a declaração anual para regularizar seu negócio e ficar quite com a Receita Federal.

Os atendimentos estão sendo realizados das 12 às 18 horas, na Sala do Empreendedor, que fica no saguão da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635. É solicitado que o contribuinte faça seu agendamento pelo telefone telefone 3372-4108.

Desde o início do mutirão, na última segunda-feira (13), a Sala do Empreendedor conseguiu dobrar o número médio de atendimentos diários oferecidos aos MEIs. “Nos dias normais de trabalho, a média gira em torno de 30 a 35 atendimentos. Já nos três primeiros dias da Semana DASN-SIMEI, estamos realizando 65 a 70 atendimentos diários. Com o apoio do Sebrae, vamos tentar ampliar ainda mais esse número e a expectativa é, até o final desta semana, alcançar cerca de 350 MEIs atendidos”, disse Renata Cornélio, que responde pela Sala do Empreendedor.

O diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Pedro Sella, reforçou a importância que a declaração anual tem para o microempreendedor que deseja dar continuidade ao seu negócio, ficando em dia com suas obrigações fiscais. “Todos os MEIs estão sendo sensibilizados para que regularizem sua situação e acertem suas pendências para não ficar em inadimplência. Isso é importante para que suas atividades regulares não sejam interrompidas e o empreendimento não corra o risco de ser suspenso”, enfatizou.

O prazo final para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional vai até 31 de maio de 2017. Após 17 de fevereiro, a Sala do Empreendedor continua fazendo os atendimentos para a declaração anual, junto aos outros serviços que já são oferecidos durante todo o ano. O procedimento também pode ser feito diretamente com o Sebrae/PR ou pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br .

Sobre a declaração anual – Durante a Semana DASN-SIMEI, os Microempreendedores Individuais são orientados e recebem assessoria gratuita dos agentes da Sala do Empreendedor e consultores do Sebrae. A declaração anual é obrigatória e o documento é indispensável para que o MEI continue com o seu negócio regularizado junto à Receita Federal e mantenha em dia seus benefícios previdenciários, que incluem auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadorias por idade e invalidez, pensão por morte, entre outros.

Caso persista em situação de inadimplência, o proprietário pode ter seu CNPJ bloqueado e até mesmo o seu registro cancelado. Aqueles que têm débitos também possuem a oportunidade de fazer o pagamento das pendências existentes antes de realizar a declaração.

Para fazer a declaração anual relativa a 2017, o microempreendedor deve apresentar o controle da movimentação financeira executada pelo seu negócio em 2016, com a comprovação do faturamento bruto total registrado no respectivo ano. Isso serve para que seja observado, no momento da análise, se o responsável pelo empreendimento se enquadra no perfil de faturamento do MEI, que tem limite de R$60 mil de faturamento bruto por ano, sendo a média de R$5 mil ao mês.

Atualmente, Londrina tem mais de 18 mil Microempreendedores Individuais. Deste total, cerca de 40% estão em situação de inadimplência.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.