Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obras terceirizadas deverão suspender as atividades até sábado (28); continuam funcionando apenas indústrias que fornecem insumos e produtos essenciais

Como forma de fortalecer as estratégias de combate e prevenção ao novo coronavírus em Londrina, ampliando a quarentena de isolamento social da população, o prefeito Marcelo Belinati ontem (24) mais uma série de medidas restritivas e de segurança adotadas pelo poder municipal. O Decreto nº 361 estabelece que todas as obras em andamento na cidade, viárias e de construção, sejam públicas ou privadas, estarão suspensas a partir desta semana. E também determina o fechamento temporário das indústrias locais, exceto aquelas que produzem bens de consumo e produtos de necessidades básicas.

Toda a regulamentação das medidas decretadas está disponível no Jornal Oficial, nº 4.027. A normativa também dispõe sobre criação de novos comitês de enfrentamento, medidas preventivas à população, e novas regras no funcionamento da Prefeitura de Londrina.

As obras de recape asfáltico, duplicação viária, viadutos, revitalização de pistas, recuperação de praças, e todas dessa natureza, realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), já foram paralisadas. Assim, os prazos de execução dos contratos de obras de engenharia firmados com o Município ficam suspensos. E as empresas terceirizadas e particulares devem cumprir a determinação até sábado (28), podendo antecipar a suspensão das atividades, caso consigam adequar seus cronogramas.

Ficou determinada a suspensão dos trabalhos em indústrias locais, exceto daquelas que fornecem ou produzem itens de gêneros alimentícios, limpeza, higiene, relacionados à saúde, ou materiais como máscaras, roupas e materiais médicos, entre outros. O fechamento das indústrias deverá ocorrer um dia após o início da vigência.

Já estabelecimentos como postos de gasolina, padarias, conveniências, farmácias e supermercados, continuam autorizados a operar, mas deverão retirar de seus ambientes mesas, cadeiras e quaisquer outros pontos e objetos para a permanência de pessoas sentadas, ou que não estejam circulando com a finalidade exclusiva de comprar aquilo que precisam. A recomendação é, também, para que não seja permitida a presença de crianças nesses locais.

De acordo com o prefeito, as novas medidas são necessárias para evitar a aglomeração de pessoas e diminuir a contaminação e transmissão do coronavírus, garantindo o abastecimento de produtos essenciais. O prazo de duração das restrições poderá ser prorrogado, conforme as necessidades. “A suspensão das obras na cidade é geral, sejam elas municipais, do estado ou federais. E a maior parte das indústrias também vai parar. Estamos prezando por salvar vidas, pela saúde da população em geral, incluindo os servidores, funcionários e colaboradores desses locais. As exceções são produtos que as pessoas não podem ficar sem. É hora de ficar em casa, respeitar o isolamento, se prevenir e sair só para necessidades reais. Tudo será fiscalizado pelas nossas equipes”, enfatizou.

As decisões, segundo Marcelo, são referentes à prevenção e enfrentamento ao coronavírus baseadas em análises técnicas e tomadas por um comitê especial de trabalho, formado por médicos infectologistas, pneumologistas, técnicos especialistas e profissionais altamente capacitados da saúde pública e privada. Ele adiantou que várias outras medidas serão anunciadas durante os próximos 15 dias, e o grupo acompanhará diariamente as demandas, deliberando sobre as ações a serem criadas ou adaptadas. “Fizemos o fechamento do comércio, estamos fiscalizando tudo e todos os setores do Município estão mobilizados, com uma grande rede de parceiros, instituições, entidades, igrejas e órgãos da saúde e de vários segmentos. Só unidos poderemos enfrentar essa situação e garantir que as pessoas sejam atendidas em suas necessidades”, disse.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, disse que o prazo para as empresas terceirizadas suspenderem as obras, até sexta-feira (27), é para que o processo de organização e desmobilização das intervenções ocorra de maneira adequada. “É necessário parar as obras de construção e viárias da cidade, não tem outra solução neste momento. O fornecimento de insumos e materiais, como em usinas de concreto e asfalto ficarão suspensos e o isolamento social é a primeira ordem. Faremos as medições para atualizar a execução e detalhes técnicos de cada obra em andamento, para retomarmos os trabalhos assim que possível”, comentou.

Sobre o funcionamento das indústrias, o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, ressaltou que muitas empresas locais fornecem insumos, produtos e equipamentos exatamente para alguns serviços essenciais que são as exceções deste novo decreto. Por isso, poderão continuar a produzir, dentro das normas previstas. “Isso inclui áreas de assistência médica e hospitalar, medicamentos, alimentos, energia e gás, abastecimento e tratamento de água, segurança pública, serviços funerários, telecomunicações, oficinas mecânicas e outros”, mencionou.

Os órgãos da Prefeitura farão todas as fiscalizações necessárias para o cumprimento deste decreto, incluindo as sanções e penalidades já previstas pelo Código de Posturas do Município, como multas e interdição de estabelecimentos.

Comitês

Também ficaram oficialmente instituídos o Comitê Operacional de Enfrentamento de Situação de Emergência do Município de Londrina, responsável por estabelecer, coordenar e implantar medidas preventivas e de combate ao Coronavírus.

Dentro do grupo principal, serão cinco comitês: de Suprimentos, Fiscalização, Normatização, Saúde, Social e Voluntariado.

Sercomtel Iluminação

Seguindo as determinações anunciadas pelo prefeito Marcelo Belinati, a Sercomtel Iluminação também suspenderá, temporariamente, o cronograma das obras de implantação de LED a partir de sábado (28). A empresa, que já havia implantado 17.000 luminárias LED desde fevereiro do ano passado, vai continuar prestando serviços de manutenção normalmente, para garantir a qualidade do parque de iluminação pública da cidade (ruas, avenidas e praças), que tem 65.000 pontos, incluindo distritos rurais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.