Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento ocorreu em Amsterdã e pode resultar em inovações para o Município

O servidor municipal, auditor da Controladoria-Geral do Município (CGM), Gleyson Oliveira, participou da 13ª Conferência Internacional da Sociedade Internacional para Pesquisa no Terceiro Setor (ISTR), que aconteceu em Amsterdã, na Holanda, entre os dias 10 e 13 de julho. O encontro reuniu pesquisadores de todo o mundo, para discutir temas como “Democracia e Organizações da Sociedade Civil” e “Inovação Social e o Terceiro Setor”. A participação no evento foi custeada pelo próprio servidor.

Na ocasião, o auditor, a economista Maria Luiza Ozkalustyan, a representante do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC), Rosane Keppke, e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Daniel dos Santos, apresentaram o artigo “Controle Social de Obras Públicas: Diretrizes para o Desenvolvimento de Aplicativos Cívicos”, que abordou os obstáculos encontrados pela sociedade civil organizada brasileira para o controle de obras públicas.

O artigo também mostrou exemplos de boas práticas que devem ser observadas durante o desenvolvimento de portais de internet ou aplicativos para celulares, voltados a incentivar a transparência e a participação da sociedade no governo, especialmente no que se refere a obras públicas.

Segundo Gleyson Oliveira, o estudo surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação em Gestão e Controle Externo de Contas Públicas, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP). “Dentre as contribuições do trabalho estão o entendimento de que o Governo deve atuar por uma transparência mais ativa, mas também é necessário um esforço da sociedade, principalmente da parte organizada, como os Conselhos Profissionais, para entender e exercer o controle da administração pública, levando ambos os setores para uma cooperação real”, afirmou.

O servidor contou que além do contato com pesquisadores da Inglaterra, Singapura e Estados Unidos, também teve da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-BH). De acordo com Oliveira, o evento oportunizou o conhecimento de modelos que poderão melhorar as parcerias firmadas entre o Município e organizações sociais, a distribuição de conhecimento na sociedade local, e a relação de confiança entre Governo e Sociedade Civil.

A síntese do trabalho de pesquisa e experiência no Congresso Internacional foi apresentada à equipe de servidores da Controladoria-Geral da Prefeitura, no dia 27 de julho. “Londrina tem diversas práticas boas para compartilhar para o mundo e também muito a aprender. A mudança que buscamos na sociedade começa por nós, servidores públicos, e quanto mais divulgarmos nossas conquistas e desafios em congressos acadêmicos no Brasil e no mundo, mais aprenderemos e transformaremos nosso trabalho e a nossa sociedade”, enfatizou.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.