Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde foi encerrada na sexta-feira (12) com a cerimônia do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, que reuniu 500 pessoas na Universidade Filadélfia (UniFil), de Londrina, instituição que sediou o evento. Foram anunciados e premiados os 36 melhores trabalhos apresentados durante a Mostra e 14 vencedores são de servidores da Secretaria da Saúde do Paraná.

A mostra foi realizada pelo Instituto de Estudo em Saúde Coletiva (Inesco), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Secretaria da Saúde de Londrina e UniFil, com apoio da Fundação Araucária e Sanepar. O secretário Beto Preto, o diretor-geral da pasta, Nestor Werner, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes, e autoridades de Londrina fizeram a entrega dos prêmios.

O secretário Beto Preto destacou a iniciativa do Inesco e a participação dos pesquisadores nas proposições de inovações para a saúde coletiva do estado. “A importante trajetória do serviço público de saúde do Estado tem sido construída por aqueles que contribuem com ideias e atitudes que impactam diretamente na vida das pessoas, principalmente das que mais precisam”, declarou.

“Um momento importante que marca a retomada da rede de pesquisas em saúde da Secretaria e congrega a nossa equipe com os profissionais de outros serviços e também da área acadêmica. Nosso objetivo é ampliar a produção científica na perspectiva da disseminação do conhecimento”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria Estadual, Maria Goretti.

Lançamento

Na mesma cerimônia foi lançado oficialmente o Volume 2/2019 da Revista de Saúde Pública do Paraná, e a publicação de dois suplementos da RSPP. Um com o Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde e outro com o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar. Também foi lançado o volume número 20 da Revista Espaço para a Saúde, editada pela ESPP e Secretaria da Saúde, em parceria com as Faculdades Pequeno Príncipe.

Inesco e Secretaria da Saúde também prestaram uma homenagem ao doutor em medicina e especialista em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), Nelson Rodrigues dos Santos, o Nelsão. Um vídeo, produzido como forma de agradecimento, expôs a trajetória do professor na luta por políticas públicas de saúde, seguida da entrega de uma lembrança pelas mãos do diretor presidente do Inesco, João Campos.

Premiados

Dos 16 eixos temáticos estabelecidos pela coordenação do evento, os servidores da Secretaria da Saúde foram classificados em 14.
Receberam os prêmios os autores ou relatores dos trabalhos: eixo Assistência Farmacêutica, Felipe Assam Remondi e Fernanda Luize Faria; eixo Atenção Primária em Saúde, Flávia Maria Derthun; eixo Cuidados Paliativos em Saúde no Paraná, Fernando Marcucci; eixo Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Merani Gomes de Souza; eixo Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Patrícia Maria Flores Ferman; eixo Informação, Comunicação e Direito em Saúde, Maria da Penha Francisco e Aline Felix; eixo Memória e História da Saúde Pública no Paraná,  Patrícia Padilha Sobutka; eixo Modelos, Redes de Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde, Janaina Aparecida do Monte Carmello; eixo Participação Comunitária e Controle Social em Saúde, Joelma Aparecida de Souza Carvalho;  eixo Política e Gestão em Saúde, Emerson Luiz Peres, eixo Saúde Internacional, Bioética e outros temas de Saúde Pública Coletiva, Janaína Aparecida de Monte Carmello, e eixo Saúde Mental do Paraná, Mario Seto Takeguma Junior.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.