Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 50 servidores da Prefeitura de Londrina vão passar por uma capacitação sobre a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011). O curso será nesta sexta-feira (4), das 13h às 17h, no auditório da Prefeitura, localizado no segundo andar do prédio administrativo, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.

A intenção é fortalecer os conhecimentos dos profissionais que lidam diretamente com o recebimento e resolução dos questionamentos e requerimentos de informação por parte do cidadão comum. Ao todo, o Município conta, atualmente, com 28 servidores titulares e 28 suplentes.

Eles estão distribuídos entre todas as secretarias municipais, Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), Caixa de Assistência e Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Procuradoria e Controladoria Municipal, Procon e Sercomtel.

O ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, explicou que a qualificação é uma das necessidades sentidas pelos servidores, que buscam saber mais sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), por conta da exigência de cumprimento de prazos no atendimento aos pedidos dos cidadãos. “Dentro dos preceitos defendidos pelo prefeito Marcelo Belinati, de dar a máxima transparência aos atos do Município, estamos trabalhando este conceito como um todo. Através do bate-papo com os servidores, pretendemos esclarecer dúvidas e, principalmente, orientar sobre as responsabilidades que a Prefeitura tem em responder dentro dos prazos regimentais”, afirmou. “Este encontro com os servidores vai reforçar o papel da LAI e a responsabilidade da Controladoria-Geral, Ouvidoria-Geral e da Corregedoria-Geral no processo de transparência do Município”, assegurou.

Os ministrantes da capacitação serão o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, o controlador-geral, João Carlos Perez, o corregedor-geral, Alexandre Tranin e o assessor da Secretaria Municipal de Gestão Pública e primeiro ouvidor do Município, Márcio Horaguti da Silva.

Serão abordados a Lei de Acesso à Informação, a transparência ativa e passiva, a responsabilização dos servidores na prestação da informação e a forma como se deve prestar estas informações, os prazos estabelecidos em lei e as dúvidas dos funcionários que trabalham diariamente com o atendimento ao público. O curso é gratuito e adveio de uma sugestão levantada durante a última reunião com esses profissionais.

De acordo com o controlador-geral, João Carlos Perez, a transparência ativa disponibiliza o acesso à transparência, além de estar de acordo com o preconizado na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Através dela, o cidadão tem acesso às informações disponibilizadas no portal do Município sem que seja necessário entrar em contato com a Prefeitura para adquiri-las. A responsabilidade para a atualização delas cabe à Controladoria Municipal. “O novo modelo de gestão pública, focado em resultados, tem como coluna vertebral a atuação de controle social e as informações disponibilizadas, por meio da transparência ativa, auxiliam fortalecendo essa atuação de controle social”, enfatizou.

A Lei de Acesso à Informação foi sancionada em novembro de 2011. Em Londrina, ela foi regulamentada em 2015. E em 2016, cumprindo os requisitos legais foi criada a Ouvidoria-Geral do Município, sob o Decreto n° 1.422. Desde sua criação, houve 386 pedidos relacionados à Lei de Acesso à Informação. Somente, nos seis primeiros meses deste ano foram 349 indagações.

O corregedor-geral, Alexandre Trannin, explicou que as mudanças ocorridas na legislação preveem a responsabilização do servidor público que não fornecer as informações requisitadas dentro do prazo e daqueles que divulgarem outras que estiverem protegidas por sigilo legal ou que forem de cunho pessoal. “Tanto a não disponibilização das informações quanto a divulgação daquelas de acesso restrito preveem punição ao servidor e responsabilização civil, administrativa e, em alguns casos, penal. O servidor precisa se conscientizar que as mudanças legislativas em prol do acesso à informação são um caminho sem volta e que ele precisa se adaptar”, finalizou.

O primeiro ouvidor-geral do Município e assessor da Secretaria de Gestão Pública, Márcio Horaguti da Silva, ressaltou a importância da participação popular no controle social da gestão pública e explicou que é dever da Prefeitura repassar as informações requisitadas pelo cidadão, sendo vedado ao servidor o questionamento sobre a justificativa do pedido. “Todos podem procurar informações no Portal da Prefeitura, assim como podem fazer o requerimento, seja um idoso, menor de idade, ou qualquer outra pessoa. A regra é o acesso à informação e a exceção é o sigilo. Em Londrina, unificamos a Lei de Acesso à Informação com os trabalhos da Ouvidoria, o que é um grande ganho, porque eles se complementam e têm a garantia de que a informação requerida será repassada com uma linguagem cidadã, ou seja, acessível e no tempo certo”, ressaltou.

Portal da transparência - O cidadão que desejar encontrar e entrar em contato com o servidor responsável pela disponibilização de informações de cada pasta da administração direta e indireta pode acessar o link http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/ouvidoria/esics/todos_orgaos4.pdf, disponível no Portal da Prefeitura, na seção Portal da Transparência.

No mesmo local, é possível encontrar informações gerais do Município, como relatórios de transição, de despesas, análise de custos, entre outras e dados atualizados com relação aos salários dos servidores, orçamento, projetos e obras, contratos e convênios, finanças e licitações, despesas com viagens e Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

Além deste curso, a Prefeitura de Londrina já concedeu outras capacitações sobre a Lei da transparência em parceria com o Tribunal de Contas, Controladoria-Geral da União (CGU), Instituto Saberes do Senado Federal, Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e com o Observatório de Gestão Pública de Londrina.

Ouvidoria - A pessoa que desejar fazer alguma reclamação ou pedido de informação à Prefeitura deve entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no segundo andar do prédio administrativo da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico. É possível ser atendido por telefone através do 162 ou (43) 3372-4530, (43) 3372-4531 ou ainda (43) 3372-4532. O munícipe também pode registrar a solicitação, denúncia, reclamação ou elogio por meio do portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br), na aba à direita “Fale com a Prefeitura Ouvidoria”.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.