Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sete empresas apresentaram propostas para duplicação da PR-445 na primeira fase que compreende o trecho de 15,28 quilômetros entre o distrito de Irerê (km 50) e Londrina (km 65,2). A abertura dos envelopes com as propostas de preço para execução da obra ocorreu na segunda-feira (29) no DER/PR, em Curitiba.

São elas

Construtora Triunfo, Consórcio Gaissler –Dalba, J.Malucelli Construtora de Obras, Consórcio Construtor Ed. Rod. PR 445 Enpavi DP Barros, Consórcio Castilho – Tucumann, Consórcio Torc – Convap e Construtora Sanches Tripoloni.

O menor preço foi R$ 93.253.689,15, apresentado pelo Consórcio Construtor Ed Rod. PR 445 Enpavi DP Barros, o equivalente a 30% de redução sobre o valor máximo estimado no edital, que foi de R$ 135.665.820,74.

Agora a comissão fará a análise das propostas para avaliar a viabilidade de execução da obra a partir dos valores apresentados. O resultado será publicado no Diário oficial. Após o prazo de cinco dias para recurso, será marcada a data para abertura dos envelopes com a documentação das empresas. Nessa segunda fase, serão analisadas as três primeiras propostas classificadas pelo menor preço. Novo prazo de cinco dias é aberto para recurso antes do resultado da empresa vencedora.  

Obra

Além da duplicação da PR-445, no trecho de 15,28 quilômetros entre o distrito de Irerê (km 50) e Londrina (km 65,2), estão previstas a construção de 12 novas obras de arte especiais (trincheiras e viadutos) e alargamento da ponte sobre o Ribeirão dos Apertados. O projeto também contempla três interseções, vias marginais, muros de contenção em vários trechos e outras melhorias que aumentarão consideravelmente a segurança e o conforto dos motoristas.

A duplicação da rodovia é uma reivindicação antiga em razão do alto índice de acidentes e foi definida como prioridade pela Comissão de desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina. Criada em julho de 2017 por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a Comissão reúne a Sociedade Rural do Paraná, clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon, Sindimetal e Grupo Folha.

Na pauta da comissão também estão a ampliação da pista do Aeroporto Governador José Richa, o Contorno Norte – obras prioritárias para o desenvolvimento da região norte – as passarelas na PR-445, viadutos na Bratislava e Grêmio e recuperação das marginais da PR-445.

A população de Londrina e região conheceu no dia 21 de dezembro os detalhes do projeto de duplicação. A audiência pública contou com a participação de cerca de duzentas pessoas, que puderam fazer perguntas e ouvir as  explicações de técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O evento aconteceu no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Asimp/Alep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.