Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentação acontece neste sábado (29), no CCI Oeste; entrada é gratuita e pessoas de todas as idades podem participar

A programação do Setembro Lilás, mês de conscientização sobre o Alzheimer, encerra neste sábado (29), com o show “Elvis para Idosos”, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa "Benedito Camargo Sobrinho" (CCI) Oeste, a partir das 14 horas. O local fica na Rua Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. O show é gratuito e aberto para pessoas de qualquer idade. Não é necessário se inscrever para participar.

O show faz parte das ações promovidas pela Organização Não Governamental (ONG) Instituto Não me Esqueças, que desenvolveu a campanha do Setembro Lilás no Município, com apoio da Prefeitura de Londrina. A apresentação tem apoio da Secretaria Municipal do Idoso e é realizada pelo TCLE Fan Club, que levará o Elvis Presley Covers.

A programação prevê uma pequena abertura, com a presidente do Instituto Não Me Esqueças, Elaine Mateus. Na sequência serão distribuídos materiais informativos sobre o tema e terá início o show.  O objetivo da campanha Setembro Lilás é divulgar e reforçar junto à população a importância da compreensão sobre as causas, sintomas e prevenção desta doença, que não tem cura mas pode ser tratada, além de buscar diminuir o estigma ainda associado a essa condição.

Balanço

Elaine Mateus considerou positiva a campanha Setembro Lilás de 2018, que foi realizada pelo segundo ano em Londrina. De acordo com ela, a participação e o interesse da população londrinense sobre o tema estão aumentando. Durante o mês de setembro foram realizadas diversas atividades, como palestras e cursos, que contaram com média de 60 pessoas presentes em cada uma delas.

Nestas atividades, as pessoas puderam receber informações sobre a doença, trocar experiências e conhecer um pouco mais sobre oAlzheimer. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou uma série de ações de orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços da cidade, bem como a Secretaria do Idoso, que também promoveu ações durante o período.

Sobre a doença

O Alzheimer está entre as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) estima que no Brasil existam cerca de 1,6 milhão de pessoas com demência. Trata-se de uma doença degenerativa incurável, que compromete funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento.

Com o tempo, o paciente tem sua independência reduzida, precisando de auxílio e cuidados intensivos para executar atividades diárias. Por isso, uma das formas mais eficazes de garantir melhora da qualidade de vida para a pessoa e familiares, é diagnosticar precocemente a doença.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.