Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde seu surgimento na aurora do século XX, a data é marcada por protestos contra violências cometidas contra mulheres em todo o mundo, por reivindicações de direitos que dizem respeito à vida de mulheres em todo o planeta e por comemorações de novas conquistas.

Nessa data, a sociedade discute os problemas que afetam as mulheres e propõe mudanças que possam melhorar o cotidiano das mulheres mundo afora. Quando se melhora a vida das mulheres, toda a sociedade ganha. Neste 08 de março de 2021, a Onu Mulheres adotou como tema “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19″.

Como parte das atividades alusivas ao 8M, e consolidando o histórico da cidade de Londrina, o CMDM, juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas para as  Mulheres, Secretaria Municipal de Cultura, vereadoras da Câmara Municipal de Londrina e demais parceiras/os, promovem o Show Bem-Ditas, uma atividade cultural para dar visibilidade à presença da mulher na música e na poesia e lembrar as conquistas e os desafios em defesa dos direitos das mulheres.

O show irá reunir mulheres cantoras, musicistas e poetisas de Londrina, em um “encontro” virtual que acontecerá pelo Zoom e será transmitido ao vivo pela página do CMDM no Facebook, no dia 08 de março, das 19h às 21h.

Até o momento estão confirmadas: Silvia Borba,Black Divas, Jemina Fernandes, Natália Lepri, Camila Taari e Karem Debértolis.

Apresentação

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Londrina (CMDM) foi criado em 1999 e se dedica à promoção dos direitos das mulheres no município, em articulação com a sociedade civil, poder público e empresas locais. O Dia Internacional da Mulher é um momento singular para que os temas de interesse das mulheres sejam visibilizados. É momento de comemoração, mas, sobretudo, também de reflexões e de construção de parcerias que alicercem uma sociedade mais justa.

O 8 de março, conhecido entre os movimentos de mulheres pela sigla 8M, é a data anual em que se comemora em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher e constitui um marco central dos movimentos pelos direitos das mulheres. Como dia comemorativo, a data tem origem na conquista do direito ao voto pelas mulheres na Rússia, aprovado em 8 de março de 1917, tendo sido adotado pelos movimentos feministas globais ao final dos anos 1960 e decretado mundialmente pela ONU como a data para celebrar as mulheres em 1975.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios