Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inscrições estão abertas e podem ser feitas no www.uel.br/projetos/gesen/; estão convidados profissionais que trabalham com idosos, pesquisadores, universitários e a comunidade

Os interessados em debater sobre a assistência ao idoso e as ações em prol da atenção à saúde das pessoas acima de 60 anos, podem se inscrever no VIII Simpósio: Assistência Integral e de Qualidade a Idosos. O encontro acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, no anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Universidade Estadual de Londrina, na Rod. Celso Garcia Cid, 445, Km 380.

As inscrições individuais podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.uel.br/projetos/gesen/, até o dia 1º de setembro e as inscrições em grupos serão aceitas até o dia 17 de agosto. Os pesquisadores e estudiosos que desejarem também poderão apresentar trabalhos durante o encontro, que receberá as publicações até o dia 26 de agosto. Podem participar profissionais que atuam com idosos, interessados no assunto, pesquisadores, professores e alunos de instituição de ensino superior.

A temática central do simpósio é “Rede de Atenção à Saúde do Idoso”. Segundo a coordenadora do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mara Solange Dellaroza, a intenção é criar um ambiente de troca de experiências e aprendizado entre os profissionais e familiares que cuidam de idosos, apoiando a Secretaria de Estado do Idoso na organização da assistência à pessoa idosa em todo o Paraná.

“Hoje em dia é muito importante que todos os profissionais e a sociedade em geral entendam as repercussões do processo de envelhecimento da nossa população. No Paraná, já se encaixam na faixa de envelhecimento 13% da população e isso impacta muito a sociedade. O importante do simpósio é criar um ambiente de aprimoramento e cuidado de qualidade à pessoa idosa, em diversos lugares que elas se apresentam, desde os serviços de saúde até os demais”, explicou a coordenadora.

Para isso, o encontro contará com a presença de especialistas e de profissionais da área, que debaterão as ações que vem sendo realizadas, aquelas que podem ser implementadas e os avanços nessa área. A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal do Idoso, Ana Karina Anduchuka Barbosa, será uma das palestrantes do evento.

Durante a mesa-redonda, a diretora vai apresentar as atividades que os Centros de Convivência do Idoso (CCIs) vêm desenvolvendo com a comunidade a partir de 60 anos. “Vamos apresentar os espaços de promoção e qualidade de vida para os idosos, as oficinas que desenvolvemos com as parcerias com os profissionais da Secretaria de Saúde e as orientações que são repassadas para a comunidade. O foco maior será nas ações de prevenção e orientação à saúde do idoso”, disse.

Além dessa mesa-redonda, os participantes poderão assistir a “Discussão de caso sobre fragilidade”, com o fisioterapeuta chileno, Walter Aquiles Sepulved Loyola, com a enfermeira da 17ª Regional de Saúde, Francielly Maioli Ravagnan, com a nutricionista, Natália Brandão e com o coordenador e doutor Edgar Nunes.

Cursos pré-congresso

Haverá também cursos pré-congresso que acontecerão no dia 14 de setembro, das 14h às 17h, sobre a avaliação multidimensional do idoso com um ministrante da equipe da 17ª Regional de Saúde; outro sobre a proposição de Plano Terapêutico a Idosos conforme avaliação do grau de vulnerabilidade, também com um representante da 17ª Regional da Saúde e sobre a assistência a pessoa com Alzheimer, com o professor e médico, Marcos Sarria Cabrera. As inscrições custam R$ 20,00.

Programação do Simpósio

14 de setembro, às 19h, solenidade de abertura.

Às 19h45, conferência de abertura com a palestra sobre a rede de saúde do idoso no Paraná, com o professor doutor e assessor da divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria da Saúde do Paraná, Edgar Nunes.

15 de setembro, às 8h30, acontecerá debates sobre a avaliação multidimensional do idoso, com a palestrante doutora Adraine Miró Benke Pereira
Às 9h10, uma mesa-redonda com experiências de rede de atenção à saúde do idoso com o médico do Centro de Referência do Idoso- Cismepar, Gilberto Martins e com o representante da Secretaria Municipal do Idoso do Município de Munhoz de Mello.

Às 10h20, será aberta a visitação aos posteres.
Às 11h-12h, haverá apresentação de trabalhos em rodas de conversa
Às 14h - lançamento da campanha setembro Lilas
A partir das 14h15 – será realizada a mesa-redonda sobre os espaços e práticas na promoção da saúde do idoso, com Ana Karina Anduchuka Barbosa e a mesa-redonda sobre a “Discussão de caso sobre fragilidade”.
O Simpósio é uma realização do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen), que integram a Universidade Estadual de Londrina, Secretaria Municipal do Idoso, Instituto Não Me Esqueças, e da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná.
Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.