Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi realizada ontem (25), em Londrina, a abertura oficial da 17ª Semana Municipal da Paz, evento desenvolvido pelo Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando. A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura da paz e a não violência junto à comunidade. A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura de Londrina, que recebeu mais de cem pessoas, entre secretários municipais, professores e alunos da rede municipal e particular, e seus familiares, além de conselheiros, vereador, representantes e integrantes de entidades e associações locais de diferentes segmentos.

As atividades da 17ª Semana tiveram início no último sábado (23) e terão continuidade até o dia 1º de outubro. A programação inclui lançamento de livro, palestras, Festival de Música, curso de Justiça Restaurativa, abraços pela paz, acampamento pela paz e outras ações. Na solenidade também houve o lançamento oficial do Livro “Londrina Pazeando 2017”, que este ano chega a sua 15ª edição. O material é produzido por alunos de escolas da rede municipal (área urbana e rural), estadual e particular, com a participação de familiares e professores. Cada participante desta edição recebeu um exemplar do livro durante a cerimônia.

Segundo o secretário do Conselho Municipal de Cultura da Paz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi, o movimento pela paz em Londrina é feito por muitas mãos e marcado pela integração e diversidade, enfatizando que a cidade é uma referência nacional quando o assunto é a educação para a paz e o incentivo e fortalecimento dessa cultura. “Não apenas nesta semana, mas ao longo de todo o ano, fazemos ações que estão alinhadas para conscientização da cultura de paz com os cidadãos, começando pelas crianças. É uma alegria enorme lançar mais uma edição da Semana Municipal de Paz, que completa 17 anos sendo um orgulho para Londrina. Neste ano teremos lançamento de livro, palestras, Festival de Música, curso de Justiça Restaurativa, acampamento pela paz e outras ações”, frisou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, representou o prefeito Marcelo Belinati na cerimônia de abertura. Ela disse que o trabalho permanente em prol da cultura de paz realizado no município colabora para que a sociedade leve adiante o tratamento deste tema. “O exercício da paz começa com as crianças em casa e nas escolas, que devem participar e estar envolvidas neste processo. Devemos refletir diariamente sobre o que estamos fazendo para promover a paz, o respeito e a tolerância entre nós. Já morei em diferentes regiões do Brasil, mas nunca vi um trabalho consistente e integrado sobre cultura de paz como o que ocorre em Londrina. Parabenizo todos os envolvidos nestas  iniciativas e no compromisso pela paz, bem como as crianças que participaram do livro, sendo as artistas de um projeto tão importante e bonito que vem sendo feito ano após ano”,  destacou.

Por sua vez, a presidente do Compaz, Maria Aparecida Prandini Pereira, enfatizou que o objetivo maior das ações da 17ª Semana é sensibilizar a comunidade como um todo, mas principalmente as crianças para a cultura de paz e fazer com que as pessoas que são sensíveis a isso consigam conscientizar aqueles que são indiferentes a essas questões. “O importante é transmitir e ampliar o alcance das informações. Para isso, tentamos trabalhar com foco voltado para as crianças, pois a base para o fortalecimento desse processo está nelas. E esperamos que os adultos também possam, além de dar o exemplo, aprender com elas”, comentou.

Durante a solenidade, também houve uma apresentação feminina de rap com três artistas londrinenses, cantando temas com mensagens de paz, e uma dinâmica musical reunindo todos os presentes no evento.

15º Livro “Londrina Pazeando” - O material é produzido por alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular, com a participação de familiares e professores. A construção pela paz com ênfase na Justiça Restaurativa é o mote do livro, que aborda diferentes reflexões e pontos de vista sobre os 17 jeitos de mudar o mundo elencadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a produção do livro, um total de 45 escolas enviou materiais, entre instituições estaduais, municipais e privadas. Participaram 90 pessoas, sendo 75 produtores das redações e desenhos, mais os professores que acompanharam as criações. A publicação reúne desenhos, ilustrações, textos e relatos de experiências sobre a cultura de paz. A produção do material teve o envolvimento de alunos, pais e professores de escolas municipais, estaduais e de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A obra é organizada pelo Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando em parceria com o Comitê de Articulação de Práticas Restaurativas de Londrina.

Noite de autógrafos - Na quarta-feira (27), às 19 horas, será realizada a noite de autógrafos dos desenhistas e escritores do “Londrina Pazeando 2017”. A ação será na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí e deve contar com a presença de cerca de 500 pessoas. No local, o livro será comercializado ao custo de R$ 15,00.

Também participaram da cerimônia de abertura da 17ª Semana Municipal da Paz os secretários municipais Caio Julio Cesaro (Cultura); Nádia Oliveira de Moura (Assistência Social, Idoso e Políticas para as Mulheres), Evaristo Kuceki (Defesa Social) e Elzo Carreri (Trabalho, Emprego e Renda); Maria Elena Melchiades de Souza, representando o Núcleo Regional de Educação, o vereador Amauri Cardoso, além de representantes de entidades, associações e instituições de Londrina.

Próximas ações

Terça-feira (26) - Das 8h30 às 11h30, haverá comemoração pelos 10 anos de Mídia pela Paz durante o 10º Fórum Estadual de Educação para Paz - Contribuição das Mídias para Construção de uma Cultura de Paz. Este ano a temática é "Mídia, Infância e Periferia".

Para o debate, foi convidada a promotora da Vara da Infância, Aleteia Andrade, que atua em projetos para a melhorias na comunicação no ambiente jurídico. Também participará o midiativista, Leandro Palmerah, que também é grafiteiro, músico, voluntário da UEL FM e produtor cultural da CUFA em Londrina. O encontro será na Sala 683 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina, na Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445, Km 380.

Quarta-feira (27) – Às 19 horas, lançamento do “Londrina Pazeando 2017”.

Quinta-feira (28) - Das 8h30 às 17h30 - Workshop “O caminhar restaurativo em Londrina: experiências, desafios e novas possibilidades”, que será desenvolvido no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, localizado na Rua Governador Parigot de Souza, 311, próximo ao Centro Cívico.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.