Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

SOS Vida Animal recebe doação de ração para cachorros

Esta é a primeira vez que Londrina conta com uma política pública para o bem-estar animal

Nesta segunda-feira (13), das 14h às 18h, e na terça-feira (14), das 8h às 12h, os integrantes da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público SOS Vida Animal vão receber as seis toneladas de alimento animal doadas pela Prefeitura de Londrina. A entrega será feita na sede da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), que fica dentro do Parque Municipal Arthur Thomas. Devido à grande quantidade de protetores que receberão as doações, mais de 100 pessoas, a SEMA vai montar um sistema drive-thru no estacionamento do Parque Arthur Thomas.

Para isso, os cuidadores dos animais foram avisados pela SOS Vida Animal sobre o dia e o horário correto que devem ir buscar os mantimentos. A expectativa é entregar 412 pacotes de 15 quilos de ração nos dois dias. Juntos, os protetores cuidam de cerca de 2 mil animais recolhidos das ruas. Ao todo, foram investidos R$ 70 mil  para a aquisição das nove toneladas de ração animal, sendo que três delas já foram entregues à Associação Defensora dos Animais (ADA) no dia 6 de abril deste ano.

O dinheiro utilizado para a aquisição advém do Fundo Municipal de Proteção aos Animais (FUPA), que é constituído por recursos de multas pagas por quem maltrata animais e por emendas parlamentares. Além disso, a destinação dos recursos foi possível após instrução do Tribunal de Contas do Estado e aprovação pelos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais (COMUPDA). Assim, as nove toneladas de ração foram divididas de forma igualitária entre o número de animais cuidados pela ADA e pelos protetores da SOS Vida Animal. O alimento ajudará na manutenção dos cães durante o período de quarentena, em que deve haver uma diminuição na quantidade de alimentos doados para essas entidades.

A ração comprada pela Prefeitura é chamada de Super Premium, sendo considerada de ótima qualidade, pois possui alto teor proteico e todos os nutrientes essenciais para a saúde animal, como os aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Com ela é necessária uma porção menor para nutrir mais os animais. Este mesmo alimento é destinado aos cães da Guarda Municipal de Londrina (GM).

Política pública

Esta é a primeira vez que o Município de Londrina conta com uma política pública que cuida do bem-estar animal. Em novembro de 2017, o prefeito Marcelo Belinati encaminhou o Projeto de Lei (PL) para a criação do Fundo Municipal de Proteção aos Animais (FUPA) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa aos Animais (COMUPDA) e, em maio de 2018, Marcelo assinou a Lei 12.695 instituindo estes órgãos. Assim, foi possível dar início a uma política pública de bem-estar animal que não dependerá da vontade política de outros governos, mas sim do cumprimento da legislação vinculada à área.

“Nós víamos que as ONGs sempre precisavam de auxílio, mas não tinha uma diretoria específica para cuidar disso e não havia legislação para regulamentar os serviços. Com a criação de uma política pública de bem-estar animal na SEMA, começou-se a olhar para os animais de uma forma sensível, criou-se o conselho e o fundo municipal para deliberar recursos e coordenar projetos em benefício da causa animal. Em 2019, foi realizado o pregão respeitando todos os prazos legais, e agora está se consolidando a política pública”, disse a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Bruna Ontivero.

Como ajudar

O cidadão que quiser ajudar as entidades, sem fins lucrativos, pode entrar em contato com a ADA e com a SOS Vida Animal. Mais informações podem ser obtidas no site da SOS Vida Animal e na página do Facebook da ADA. As entidades contam com as doações para manter funcionando seus serviços. Elas precisam de alimentos para os animais e têm despesas mensais com produtos de limpeza, contas de água e energia elétrica, pagamento de veterinários e medicamentos quando necessário. Aqueles que não puderem ajudar financeiramente, mas puderem adotar um animal também são bem-vindos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.