Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em sete décadas, a entidade mudou de nome e de tamanho e fortaleceu seu comprometimento com o agronegócio e com a sociedade civil

Nesta segunda-feira, dia 19 de junho, a Sociedade Rural do Paraná comemora 71 anos. Nessas sete décadas, Londrina se desenvolveu, a economia do Paraná se transformou e também a SRP cresceu e se consolidou como entidade representativa dos produtores rurais, além de ser forte aliada das demais entidades representativas nos debates de assuntos coletivos e de interesse da região e do Estado.

A entidade nasceu em 1946, quando a produção agropecuária do Paraná ainda era inexpressiva.  Foi justamente para reverter esse quadro que um grupo de 19 agropecuaristas, liderados por Hugo Cabral, decidiu criar a então Associação Rural de Londrina (ARL), entidade que realizou a 1ª Exposição de Pecuária e a 2ª Agrícola, no recinto do Jóquei Clube.

A hoje Sociedade Rural do Paraná promove uma das feiras do agronegócio mais importante do país, a ExpoLondrina, que atrai todos os anos cerca de 500 mil visitantes em 11 dias de evento e divulga o nome de Londrina pelo país e exterior. “Isso mostra como nossa entidade se desenvolveu e foi se adequando aos novos tempos, caminho que se espera das entidades que realmente têm objetivos e diretorias comprometidas com sua finalidade”, comenta Afranio Brandão, presidente da Rural.

Ao lembrar das sete décadas da entidade, diz ele, é necessário inserir sua história no contexto do desenvolvimento de Londrina e região. “Nós e as diretorias anteriores da SRP sempre trabalhamos para o desenvolvimento do agronegócio, mas entendemos que para isso também precisamos estar numa região desenvolvida. E por isso estamos lado a lado com outras entidades da cidade, discutindo o desenvolvimento regional”, acrescenta o vice-presidente Antonio Sampaio.

Os diretores destacam, entre as frentes integradas pela SRP, a criação do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR – e Universidade Estadual de Londrina – UEL; o movimento Pés Vermelhos, Mãos Limpas, de combate à corrupção na administração pública; entre outros.

“A entidade é feita por pessoas que têm o dom de participar da vida coletiva. Muitas das lideranças que ajudaram a construir a cidade de Londrina, apenas 12 anos mais velha que a Rural, eram ou ainda são nossos sócios”, destaca Brandão, ele próprio que já foi diretor da Sercomtel, da Cohab-Londrina e secretário nacional de Habitação junto ao Ministério de Desenvolvimento Urbano. A entidade também teve ex-presidentes eleitos, posteriormente, prefeitos: Hugo Cabral, Antonio Fernandes Sobrinho e Alexandre Kireeff. “E também muitos de nossos dirigentes se tornaram secretários estaduais e diretores de órgãos públicos, o que mostra o espírito comunitário de nossas lideranças”, acrescenta Brandão.

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.