Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A piscicultura cresceu 8% no Brasil em 2017. Quem apresentou esses dados foi a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) através do Anuário da Piscicultura Brasileira - edição 2018. Esse crescimento foi comemorado pelos piscicultores e a Peixe BR está otimista com a competitividade da área. A associação prevê que, na próxima década, o mercado da carne de peixe será similar aos das carnes suínas e bovinas.

E as startups do setor já se preparam para esse aquecimento. É o caso da londrinense AgroTATIL.Luiz Henrique Volso, sócio da empresa, atribui esse crescimento à demanda por proteínas. “A expectativa é que o mercado continue aquecido nos próximos anos, gerando mais potencial de comercialização de soluções para o setor”, comemora.

Soluções inovadoras voltadas à piscicultura, como as da AgroTATIL – incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) – são importantes devido ao aumento constante da demanda por proteína de peixe. “Os produtores precisam aumentar a produção para acompanhar esse movimento”, explica Volso.

O empreendedor também esclarece que, no caso da piscicultura, existe um agravante na expansão das áreas cultivadas, que é a disponibilidade de água e o alto custo para instalação de novos viveiros. Desse modo, a solução TATILFish, principal tecnologia da AgroTATIL, ajuda o produtor e otimizar a produtividade dos viveiros já instalados, além de proporcionar uma economia com arraçoamento, que é o maior custo hoje na produção de pescado.

Volso vê o cenário londrinense para a área com otimismo: “à exemplo do resto do Paraná e do Brasil, os produtores estão aproveitando o aquecimento do setor e investindo nas suas pisciculturas”, observa. O empreendedor expõe que os produtores do norte do Paraná ainda têm uma vantagem competitiva em relação ao resto do estado, que é um valor melhor de venda da tilápia, principal espécie produzida na região.

E por falar em tilápia, o Anuário da Piscicultura Brasileira de 2018 mostrou também que essa é a mais importante espécie de peixe cultivada no Brasil. O cultivo de tilápia representa 51,7% da piscicultura nacional, com 357.639 toneladas produzidas em 2017. Esses números colocam o país entre os quatro maiores produtores do mundo, atrás apenas da China, Indonesia e Egito.

AgroTATIL

A AgroTATIL é uma empresa de base tecnológica criada em 2017 após o Hackathon Smart Agro da Sociedade Rural do Paraná, focada na pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio. Além de estar incubada na Intuel, a startup também participa do programa de aceleração SRP Go Agritech.

A principal solução da startup é a TATILFish: plataforma automatizada para monitoramento e controle de equipamentos em viveiros de piscicultura.

A plataforma TATILFish é composta por uma estação flutuante automatizada e um sistema de controle de equipamentos totalmente conectados, permitindo ao produtor acesso aos dados em tempo real, possibilitando a tomada de decisões estratégicas no manejo. O controle de equipamentos essenciais, como aeradores e alimentadores, garante economia de recursos, aumentando a lucratividade.

Intuel

A Intuel faz parte da Agência de Inovação da UEL e tem como objetivo oferecer suporte para o desenvolvimento de empresas com potencial tecnológico. Além de estrutura física, a incubadora oferece cursos em áreas específicas, como gestão, financeiro e mercado. Atualmente ela conta com 15 empresas incubadas. Dessas 15, sete são voltadas ao setor do agronegócio e compõem a Vertical Agro. Mais informações em: www.intuel.com.br.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.