Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira etapa do programa terá webinars, cursos e mentorias individuais, além de bootcamp de networking e treinamento

Duas startups londrinenses estão na primeira etapa do 2º Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil em 2017: Chimera Games e Real XD Studio. Ao todo, 255 startups brasileiras, 31 delas paranaenses, foram aprovadas. Elas terão acesso a um intensivo programa de aceleração, com conteúdo de capacitação complementar, participação em um bootcamp de networking e treinamento, além de mentoria individual. O InovAtiva Brasil é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae Nacional, com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, destaca a presença de startups londrinenses no ciclo. “Muitas startups atendidas pelo projeto do Sebrae/PR têm conseguido participar de importantes processos de aceleração, competindo em nível nacional”, avalia. Conforme Bianchi, programas como esse são importantes para que as empresas participem de mentorias com especialistas e consigam avançar nos modelos de negócios. As startups que chegam à etapa final de qualquer edição do InovAtiva Brasil recebem suporte do próprio programa e de parceiros estratégicos.

Um dos sócios-fundadores da Chimera Games, Luis Fernando Kawabata de Almeida, diz que a startup, incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), desenvolve jogos virtuais educativos. O principal produto da empresa hoje é o Gamellito, um jogo virtual para auxiliar profissionais da saúde e pais no tratamento de crianças com diabetes. Para Almeida, a participação no InovAtiva é importante para que os sete sócios aprendam sobre empreendedorismo e tenham feedbacks para aprimorar o produto e torná-lo comercialmente viável. “Queremos aprender e aproveitar todos os cursos para melhorar o nosso negócio”, afirma.

O sócio-fundador da Real XD Studio, Luiz Antonio Monteiro Junior, comemora a participação no primeiro ciclo de aceleração. A startup desenvolve conteúdo de entretenimento para feiras temáticas e shopping centers, usando realidade aumentada e holografia. Criada há menos de um ano, a empresa faz parte do Crowd Londrina e conta com uma equipe de seis profissionais das áreas de inovação, programação, design, marketing e comercial. “Devo tudo a um time de talentos”, agradece.

O trabalho do grupo pode ser conferido de perto em uma exposição realizada no Aurora Shopping, em Londrina. “Criamos uma família de personagens alienígenas, chamada Alienoides”, conta. Quem for até o local vai conhecer os “aliens” em realidade aumentada, também poderá fazer uma viagem virtual pelos planetas, e conferir estátuas criadas a partir de impressão em 3D. O negócio já é monetizado e a expectativa, segundo Monteiro, é de que as mentorias oferecidas pelo InovAtiva auxiliem no aperfeiçoamento do projeto.

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. O programa oferece aos empreendedores capacitação especializada, mentorias de alto nível, e a possibilidade de conexão com investidores e suporte de parceiros estratégicos. Em 2017, o programa lançou dois ciclos de aceleração. O primeiro começou em janeiro e foi encerrado em julho, e o segundo foi lançado em junho e será concluído em dezembro.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.