Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município realiza o “1º Concurso TCC em Ação: Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes”; lançamento da iniciativa aconteceu hoje (12), na Prefeitura de Londrina

Os estudantes das instituições de ensino de nível superior terão a oportunidade de inscrever seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) em um concurso da Prefeitura de Londrina que visa estimular pesquisas que possam trazer soluções para serem aplicadas no serviço público municipal. O lançamento do “1º Concurso TCC em Ação: Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes” aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, com transmissão on-line para convidados.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Governo, liderada pelo secretário Alex Canziani. O edital do concurso já foi disponibilizado na página da Secretaria de Governo (clique aqui para acessá-lo) e será publicado no Jornal Oficial desta sexta-feira (12). As inscrições iniciam no dia 17 de março e se estendem até o dia 5 de maio.

Após a fase de inscrições, o concurso abrirá a etapa de submissão dos projetos, em dezembro deste ano, e o resultado final está previsto para ser divulgado em fevereiro de 2022. Os estudantes poderão inscrever somente trabalhos que forem finalizados no ano de 2021 e alunos de intuições de cidades da região também podem participar.

A intenção do município, com o concurso, é incentivar, os alunos de graduação, a apresentar pesquisas e soluções inovadoras, bem como formar um banco de ideias, práticas e sugestões qualificadas que fomentem o debate e sejam utilizadas para o desenvolvimento de uma cultura de inovação. Nesta perspectiva, diversas secretarias municipais levantaram e indicaram demandas importantes de suas pastas, para servir como ideia para o desenvolvimento do TCC dos estudantes.

O vice-prefeito, João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati, disse que este projeto é muito importante para a cidade, pois estimula a produção de ideias inovadoras, que podem ser aplicadas no serviço público municipal. “Valoriza os alunos e contribui com a cidade como um todo”, assegurou.

O secretário de Governo, Alex Canziani, apontou que a intenção é juntar as necessidades e desafios da administração pública com os talentos das universidades. “Queremos implementar essas ideias na Prefeitura, para que estes projetos possam trazer melhorias na qualidade de vida da população da cidade de Londrina. Em contrapartida, os estudantes terão o seu trabalho reconhecido e isso será muito importante para o currículo deles”, afirmou.

O concurso divide-se em 12 categorias de trabalhos de conclusão de curso: Habitação; Trânsito e Urbanização; Soluções em Tecnologia; Meio Ambiente; Saúde; Turismo e Desenvolvimento; População Vulnerável; Infraestrutura; Educação; Gestão Pública; Esporte, Cultura e Lazer; e Segurança. Dentro destas categorias, foram elencados 23 temas para apresentação do TCC, como Gestão de Resíduos; Inovação Tecnológica em RH; Inclusão digital: Conectividade para Alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e outros.

Enquadram-se como TCC os trabalhos e atividades adotados como requisito para a conclusão de curso como monografia, projeto de aprendizagem, desenvolvimento de produto, plano de negócio, dentre outros, de acordo com as normas de cada instituição de ensino para o curso de graduação.

O diretor da Unicesumar Londrina, Carlos Vici, elogiou o projeto da Prefeitura e disse que iniciativas como esta valorizam o que está sendo feito dentro da cidade de Londrina. “Conseguimos reter os talentos, desenvolver habilidades e levar os estudantes a focarem nos desafios que a município tem, para serem solucionados. Este concurso representa uma oportunidade, para os estudantes e professores, de apresentar o que eles desenvolveram dentro do ensino superior. Com isso, conseguimos dar reposta, à cidade, de forma mais ágil e eficaz”, frisou.

O vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Décio Sabbatini Barbosa, que participou do lançamento por meio da transmissão on-line, ressaltou que a parceria entre a Prefeitura e as universidades, públicas e particulares, é fundamental. “É uma ideia fantástica, pois tenho certeza de que as universidades e faculdades podem contribuir com a solução de problemas que a Prefeitura possui. Temos muitos talentos dentro de nossas instituições”, afirmou.

A deputada federal, Luísa Canziani, que também esteve presente no gabinete, parabenizou toda a equipe da Secretaria de Governo, pela iniciativa, e citou que este projeto vai explorar o que a cidade tem de melhor, que é o capital humano. “São as pessoas que fazem a diferença, por isso, sem dúvidas, através desta atração de talentos que vão pensar em soluções inovadoras e inteligentes para nossa cidade, teremos um ganho muito grande, em termos de melhorias e implementação das políticas públicas”, salientou.

Também participaram do lançamento do concurso, presencialmente, o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni; o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Marcia Manfrin; além de vereadores, outros representantes de universidades e lideranças da cidade, pela internet.

Como se inscrever

A inscrição do concurso será gratuita e aberta no dia 17 de março. O primeiro passo para se inscrever é criar uma conta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Londrina (clique aqui). Após a validação do cadastro, é possível se inscrever no concurso. A Escola de Governo disponibilizou um vídeo, com um tutorial de como fazer a inscrição, ao final da página. (Clique aqui).

A homologação das inscrições está prevista para o dia 12 de maio de 2021. Os projetos inscritos passarão por uma Comissão de Avaliação, que está sendo formada pela Secretaria Municipal de Governo, por meio da Escola de Governo. O grupo deve ser composto por servidores municipais de diferentes áreas e representantes da sociedade civil. Os melhores trabalhos serão premiados.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.