Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) liberou a Concorrência Pública 0005/2018, aberta para a pavimentação poliédrica com pedras irregulares da Estrada Guairacá. A licitação estava bloqueada desde 29 de maio por uma medida cautelar do próprio tribunal, concedida provisoriamente após o questionamento de uma empresa.

Na última quinta-feira (23), os conselheiros e técnicos do pleno do TCE acompanharam a decisão do relator Nestor Baptista e votaram pela derrubada da medida cautelar. O Ministério Público de Contas também deu parecer favorável à continuidade do processo de escolha de uma empresa para o serviço.

Até o momento, três empresas estão habilitadas para a fase de abertura das propostas de preços. O teto da licitação é de R$ 3.302.936,94 para obras em 6,88 Km da estrada, que tem total de 16 km de extensão.

O TCE classificou que as exigências do edital não restringiram a competitividade do certame e cumprem a finalidade de garantir que a empresa vencedora tenha experiência na área para fazer o serviço. “As exigências editalícias correspondem à obra a ser executada, bem como se referem aos seus aspectos mais relevantes. Não há restrição à competitividade. Os requisitos apenas afastam as empresas que não possuem em seu acervo quantitativo mínimo de obras a demonstrar a capacidade de execução do objeto a ser contratado”, frisa o acórdão 2268/18 do pleno do TCE.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, o Município vai retomar o processo licitatório a partir da fase em que foi suspenso – no caso, a habilitação das empresas interessadas. “A decisão do TCE atesta que o edital da Prefeitura está correto e cercado dos cuidados necessários e suficientes para a seleção das empresas que apresentam requisitos mínimos para realizarem o serviço”, apontou.

Até o dia 31 de agosto, as duas empresas inabilitadas e as três habilitadas ainda podem levantar questionamentos entre si e apresentar defesas. Durante o mês de setembro, a Secretaria de Gestão Pública e a Secretaria de Obras avaliam documentos sobre as empresas classificadas. A expectativa é assinar o contrato com a empresa vencedora a partir do fim de outubro.

As obras na Estrada Guairacá contemplam um trecho de 6,88 quilômetros a partir da ponte do Ribeirão Taquara, na Rodovia Gustavo Avelino Correia, distrito de Paiquerê, em direção ao Patrimônio Guairacá, terminando nas proximidades do patrimônio.

A pavimentação poliédrica tem o objetivo de melhorar o escoamento da safra agrícola, o acesso dos moradores locais aos centros de comércio, o trabalho dos profissionais do Programa Saúde da Família e otimização do transporte de estudantes às escolas de Paiquerê e de Londrina.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.