Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O município de Londrina, no Norte do Estado, vai receber apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a elaboração de um projeto de inovação aberta. O objetivo da parceria é identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade.

O primeiro passo foi dado na terça-feira (22), com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Tecpar, a prefeitura de Londrina e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A partir do acordo, as instituições vão somar competências para a realização de um processo de inovação aberta, pautado pela pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Qualidade da água no Paraná passa por trabalho de garantia e avaliação do Tecpar

A intenção da parceria é observar quais são os principais desafios do município. Com base nesta lista, o corpo técnico do Tecpar irá identificar no mercado tecnologias existentes que possam atender aos desafios prioritários. Estas tecnologias também serão colocadas em um ranking, com a finalidade de identificar a melhor para satisfação dessas demandas.

Caso haja tecnologias disponíveis, a prefeitura de Londrina poderá, então, convidar as empresas para realização de Provas de Conceito no município, também com apoio do Tecpar. Com esse processo, a ideia é transformar esses desafios em oportunidades de melhoria, com aplicação de novas tecnologias voltadas à gestão pública, à segurança, à saúde e à mobilidade urbana.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que o Instituto, como instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado, atua ao lado dos municípios para promover o desenvolvimento regional. “Como polo de inovação, o Tecpar é parceiro dos municípios para difundir novas tecnologias que impactem positivamente a vida dos paranaenses e oportunizem novos negócios no Estado. Esse projeto com a prefeitura de Londrina busca superar os desafios da cidade por meio da inovação”, explicou.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, a ação com o Tecpar fortalece o setor de tecnologia da cidade e impacta o desenvolvimento do município. “A parceria com o Tecpar é mais uma grande ação de inovação para fortalecer o setor de tecnologia, contribuindo com a economia e o desenvolvimento da cidade. Isto vai proporcionar que Londrina continue vivendo este ciclo positivo de geração de empregos e renda para a população”, afirmou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, salientou que a parceria com o Tecpar vai levar à aplicação de tecnologias inovadoras para a cidade. “O Tecpar é reconhecido como um grande indutor de inovação e de novas tecnologias e a parceria com a prefeitura coloca Londrina em um patamar diferenciado de qualquer outra cidade do Brasil”, afirmou.

Asimp/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.