Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Procedimento é obrigatório para nascidos em 2000; pelo site o prazo é maior, mas Junta Militar de Londrina atenderá até sexta (29)

Os jovens que ainda não se alistaram no serviço militar obrigatório de 2018 terão prazo até este sábado (30), último dia de junho, para realizar o procedimento no sistema eletrônico do Exército Brasileiro, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Neste endereço, os registros poderão ser feitos até a meia-noite. Todos os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos em 2018, ou seja, nascidos em 2000, devem fazer o alistamento.

A Junta Militar de Londrina, que também recebe os alistamentos presencialmente, terá atendimento para este serviço até esta sexta-feira (29), das 9 às 15 horas, uma vez que o órgão não abre aos sábados. Excepcionalmente nesta quarta-feira (27), o horário de atendimento será até as 14 horas, seguindo o decreto municipal que trata do horário de funcionamento dos serviços municipais devido ao jogo entre Brasil e Sérvia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A Junta Militar fica no Terminal Rodoviário, sala 42, e o telefone é (43) 3356-4794.

Para se alistar no endereço eletrônico do Exército o procedimento é simples, bastando o usuário preencher um cadastro utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo. O direcionamento para o preenchimento dos dados pessoais é integrado ao portal Brasil Cidadão, do Governo Federal.

O secretário da Junta de Serviço Militar de Londrina, Fernando Cesar de Paula, reforçou que sem o documento de reservista os jovens ficam impedidos de tirar passaporte e título de eleitor. Além disso, a apresentação deste certificado é obrigatória para a participação em concursos públicos e ingresso a empregos formais.

De Paula ainda lembrou que todas as pessoas nascidas em 1999 e anos anteriores, que possuem débitos por perderem os prazos de alistamento e não tiraram sua reservista, só podem se alistar presencialmente na Junta Militar. “Por isso, é importante que quem possui pendências e precisa regularizar sua situação com o serviço militar compareça até esta sexta-feira (29) na Junta, pois os alistamentos no sistema online valem apenas para aqueles nascidos no ano de 2000. Quem não se alistar, além de não poder emitir sua reservista ainda é obrigado a se apresentar novamente no ano seguinte”, frisou.

Após o encerramento do prazo de alistamento, em julho e agosto, serão enviados os informes aos inscritos pelo e-mail cadastrado, com as datas para comparecimento ao Tiro de Guerra, para etapas de entrevistas e exames médicos. Estes procedimentos serão feitos entre os dias 10 a 21 de setembro.
Cerca de 4 mil jovens se alistam por ano em Londrina, sendo que 160 pessoas são convocadas para ingressar no serviço militar e compor as turmas do Tiro de Guerra (TG).

Renan Oliveira/NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios