Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os 160 atiradores prestarão juramento à Bandeira; prefeito será homenageado com a Medalha do Mérito do Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra (TG) de Londrina realiza, neste sábado (25), cerimônia militar alusiva ao Dia do Soldado. Na ocasião, serão homenageadas personalidades civis e militares, com entrega de Medalhas do Mérito do Tiro de Guerra. O prefeito de Londrina e diretor do Tiro de Guerra, Marcelo Belinati, será um dos agraciados com a honraria. A cerimônia irá ocorrer às 8 horas, na sede do TG, localizada na Avenida Salgado Filho, 1.334, Jardim San Fernando.

Durante a solenidade, 160 atiradores que estão prestando serviço militar no TG de Londrina prestarão seu juramento à Bandeira Nacional. Alunos do Colégio Militar de Londrina participam da cerimônia, com desfile e performance da banda, composta por trinta estudantes. Haverá ainda o desfile militar, com a presença de viaturas da 2ª Guerra Mundial, cedidas por ex-combatentes e colecionadores.

O Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Silvio Antonio Barreto, destacou que, como parte das celebrações pelo Dia do Soldado, foi encerrada ontem, quarta-feira (22), uma campanha em prol do Hospital do Câncer de Londrina. Os atiradores percorreram estabelecimentos de Londrina e cidades vizinhas, para que estes locais recolham doações ao hospital, através de cofrinhos.

Para Barreto, a credibilidade que o Exército Brasileiro possui junto à população foi de grande importância nessa atividade. “Isso motivou ainda mais as pessoas a ajudarem. Os atiradores visitaram comércios de Londrina e cidades próximas, onde abordaram os lojistas, sensibilizaram sobre a campanha, cadastraram os que optaram por participar da ação, e deixaram cofrinhos nesses locais. A informação que temos é que essa campanha dos cofrinhos tem rendido cerca de R$40 mil reais mensais ao hospital, e isso é muito bom”, frisou.

Segundo o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, a cerimônia militar do Dia do Soldado oportuniza aos atiradores a noção de responsabilidade que é fazer parte do Exército Brasileiro. “Isso é algo que sempre buscamos incutir nos jovens, e além da instrução militar, buscamos prepará-los para a vida civil também. No Tiro de Guerra oferecemos cursos de Educação Financeira, técnicas de memorização, defesa pessoal, trabalho de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e também visitamos Casas de Recuperação como um trabalho de prevenção às drogas, feito com apoio da Polícia Civil, tudo com apoio e colaboração de voluntários e amigos do Tiro de Guerra”, detalhou.

Os atiradores em instrução no TG de Londrina também têm a oportunidade de conseguir bolsas para cursar o ensino superior. “Neste ano, mediante parceria, conseguimos cinco bolsas de estudo integrais, para o curso de Engenharia. Então é uma preocupação nossa, de ir além da questão militar, desenvolvendo uma série de atividades para prepará-los para a vida civil”, frisou Barreto.

Sobre a data

O Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, foi instituído em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803. A data busca homenagear o trabalho dos integrantes do Exército Brasileiro.

Juliana Gonçalves/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.