Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina receberá, no dia 18 de outubro, o 2º Tour Movimento Inteligente. O evento terá um representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de empresas e consultorias especializadas.

O Tour ocorrerá na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), das 8 ao meio-dia, e representa uma oportunidade única para debater as mudanças e as novidades do comércio exterior brasileiro e terá o apoio da Agência Terra Roxa e da Freitas Inteligência.

“Londrina é uma cidade-chave para o comércio exterior do Brasil, de forma geral, e do Paraná, de forma muito particular. A capacitação e o alinhamento com as tendências do segmento são fundamentais para aumentar, ainda mais, a participação das empresas de toda a região no boom que estamos prevendo para o comércio exterior do País nos próximos cinco anos”, indica Márcio Freitas, da Freitas Inteligência.

Palestra MDIC

A programação do encontro terá como destaque a palestra de Marcos José Martins Claro, representante do MDIC, sobre os "Aspectos Operacionais do Drawback".

O drawback é um regime aduaneiro especial para apoiar a competitividade, dos produtos brasileiros no exterior. A ideia é reduzir os custos de produção no País e incentivar as indústrias brasileiras a ganharem espaço no mercado global, com preços competitivos.

Segundo o Governo, a importância do Drawback é tamanha para a economia do país que, na média dos últimos anos, correspondeu a 29% de todo benefício fiscal concedido pela União.

Custo Brasil

Convidado para falar sobre gerenciamento de risco, o diretor comercial da Opentech Diego Gonçalves lembra que o nível de periculosidade no transporte de mercadorias nas estradas brasileiras é equivalente ao de países em situação de guerra. Por isso, a prevenção e o gerenciamento dos riscos tornam-se fundamentais às operações das empresas envolvidas na cadeia logística.

“As estatísticas de roubo de cargas não param de crescer e os custos com logística no Brasil subiram R$ 15,5 bilhões entre 2015 e 2017 segundo estudo da Fundação Dom Cabral. A boa notícia é que, em função da insegurança nas estradas, somos um dos países mais bem preparados e com a melhor tecnologia para lidar com o problema”, diz.

OEA

Haverá também palestra  sobre o Operador Econômico Autorizado (OEA) e Gerenciamento de Riscos, com o diretor comercial da Freitas Inteligência, Marcio Freitas, e o diretor comercial da Opentech Gestão de Riscos e Logística, Diego Gonçalves.

O programa OEA é uma resposta pela busca por maior segurança, agilidade e redução de custos no comércio internacional. A certificação OEA é a garantia de que uma empresa apresenta baixo risco em suas operações logísticas e cumpre todas as obrigações tributárias e aduaneiras.

Ele explica que o evento foi desenhado para apoiar as empresas de Londrina a inserirem-se no comércio exterior. “O Programa OEA abre uma nova frente para elevar o compliance das empresas brasileiras e melhorar seu relacionamento comercial com parceiros globais”, indica Márcio Freitas.

A certificação, é importante lembrar, contempla toda a cadeia logística - importador, transportador, despachante aduaneiro, depositário de mercadoria sob controle aduaneiro, exportador, agente de carga, operador portuário ou aeroportuário e exportador, por isso, traz ao comércio exterior um ambiente mais seguro, eficiente e competitivo.

Entre os principais benefícios do OEA são os de proporcionar maior agilidade e previsibilidade no fluxo do comércio exterior; implementar a modernização da Aduana; intensificar a harmonização dos processos de trabalho com outros órgãos regulatórios do comércio exterior, entre outros.

Debate

Na sequência, haverá uma mesa redonda com representantes de grandes empresas exportadoras e importadoras, como BRF, dona de marcas como Sadia e Perdigão, e a francesa Faurecia, sexta maior fabricante de peças automotivas do mundo, para debater os principais problemas para impulsionar o comércio exterior brasileiro. Marcos José Martins Claro, representante do MDIC, e um especialista da Freitas Inteligência também participarão do debate.

Inscrições

Mais informações e inscrições podem ser feitas neste link. O valor da inscrição é de R$ 30,00. Todo o valor será revertido em doação para o Lar dos Vovôs e Vovózinhas, que auxilia os idosos da região.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.