Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Benefício pode ser solicitado pelo portal Emprega Brasil; atendimento presencial na Agência do SINE segue normalmente

Com o mês de dezembro marcado historicamente pelo aumento de desligamentos nas empresas, é comum que a procura pela habilitação do seguro desemprego aumente no início do ano. E o trabalhador que se encontra apto a receber o benefício pode fazer a solicitação online, diretamente pelo portal Emprega Brasil. O endereço do portal é o empregabrasil.mte.gov.br, sem a inclusão do “www”. Além de não ter de passar pela fila de espera do atendimento presencial, o prazo para recebimento da primeira parcela começa a contar a partir da solicitação online. O seguro é depositado na conta poupança ou conta social da Caixa Econômica Federal após 30 dias do procedimento.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, a solicitação através da internet é uma ótima opção aos trabalhadores. “A tecnologia facilita os processos e traz soluções dinâmicas, como essa. No caso do seguro, o trabalhador que optar pela habilitação online conseguirá fazer todo o processo de casa. E a SMTER estará sempre à disposição para quem preferir fazer o processo presencialmente e, também, para orientações”, afirmou.
Carreri completou que a comodidade é uma das principais vantagens do processo online, além da rapidez. “No início do ano, é comum que a procura pelos serviços e benefícios aumente e, por isso, a fila de espera também cresça. A habilitação pelo portal é uma alternativa eficiente e rápida. Essa nova ferramenta, além de ser mais cômoda para o trabalhador, também refletirá na diminuição dessa fila de espera da Secretaria e, consequentemente, na melhora da qualidade de atendimento”, explicou Carreri.
Quem preferir, também pode fazer o procedimento através da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER). O primeiro passo é agendar o atendimento pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho. No atendimento presencial, basta levar os documentos informados no protocolo emitido após a confirmação do agendamento e comparecer no horário escolhido.
Ao fazer a solicitação virtual, é preciso responder um breve questionário sobre a vida laboral, para gerar a senha de acesso e ir até o cadastro. Na etapa de cadastramento, devem ser informados dados pessoais como a formação acadêmica e experiência profissional, entre outros. Se não houver nenhuma pendência, a solicitação do benefício será confirmada no site.
Para os trabalhadores que não possuem acesso à internet, mas também querem fazer o processo online, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda disponibiliza dois terminais de autoatendimento e um atendente para orientações. A SMTER fica na Rua Pernambuco, 162, centro.
N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.