Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com as melhorias, o tráfego será aprimorado na região e os ônibus não precisarão mais circular pelo bairro para acessar o terminal

A Prefeitura de Londrina irá duplicar, na área do Jardim Acapulco, região sul da cidade, um trecho de aproximadamente 450 metros de pista da marginal da PR-445. A intervenção será realizada na passagem paralela à rodovia, duplicando a rua Pedro Botelho de Rezende, no ponto localizado entre a avenida Dez de Dezembro, avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra e avenida Chepli Tanus Daher. A obra tem como objetivo melhorar o tráfego nessa abrangência e facilitar o acesso de ônibus ao Terminal Acapulco, que será totalmente reconstruído pelo Município.

A duplicação deste trecho é um dos componentes do pacote de melhorias das obras de reconstrução Terminal Acapulco, que está em fase de licitação. O valor máximo do edital é de R$ 17.195.720,93 e a execução será feita mesclando recursos federais e próprios da Prefeitura. Do montante financeiro previsto, o projeto prevê a aplicação de R$ 5.381.422,95 exclusivamente para duplicar a pista da marginal da PR-445.

O projeto vem para suprir demanda decorrente da duplicação da Rodovia PR-445 pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) no trecho urbano de Londrina, que determinou o fechamento do acesso em nível dos ônibus do transporte coletivo ao Terminal Acapulco, próximo à sede do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM-PR). Com o fechamento desse acesso em nível, os ônibus passaram a circular pelas vias locais do bairro, causando transtornos aos moradores.

Uma nova rotatória também será implantada no acesso ao Terminal Acapulco para disciplinar e facilitar as conversões de veículos com a necessária segurança

A duplicação da marginal, com extensão de cerca de 450 metros, iniciará no terminal de ônibus indo até a rotatória que passa por baixo do viaduto da avenida Dez de Dezembro, na altura da avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra.

Outra adaptação viária importante será a readequação geométrica da rotatória da avenida Dez de Dezembro que passa por baixo da PR-445. Atualmente, a marginal da rodovia, em mão simples, tem tráfego funcionando apenas no sentido do Terminal Acapulco rumo ao Jardim Cafezal. Após a duplicação da marginal, o sentido da via ficará em duas mãos, sendo que quem transita da Dez de Dezembro passando pelo pontilhão poderá fazer a conversão à direita e chegar mais facilmente ao terminal de ônibus.

Com isso, os veículos do transporte coletivo não precisarão mais circular pelas ruas do bairro, evitando trajetos mais extensos e trazendo mais segurança aos moradores dessa abrangência. Para disciplinar o trânsito no local haverá instalação de nova sinalização.

Reconstrução do Terminal Acapulco

Este equipamento público será reconstruído pela Prefeitura de Londrina, ganhando nova estrutura mais ampla, moderna, acessível, segura e confortável aos milhares usuários do transporte público que passam diariamente pelo local.

Após a fase de seleção, e posterior assinatura da ordem de serviço, o prazo para entrega das obras será de 11 meses corridos. O Terminal Urbano Acapulco fica situado na avenida Chepli Tanus Daher, s/n. Para permitir as novas instalações, a atual estrutura precisará ser demolida e um terminal provisório será criado para que os ônibus atendidos nessa abrangência de Londrina continuem circulando, sem causar prejuízos à população.

Os serviços dessa obra compreendem intervenções de infra e supra estruturas, contemplando construção e adaptações no sistema de drenagem, paredes e painéis, esquadrias e vidros, cobertura metálica, revestimentos em paredes e tetos, impermeabilização e isolamento acústico, revestimento de pisos internos e pavimentação externa. Também serão executados trabalhos de pintura geral do terminal, instalações elétricas e hidráulicas, ar-condicionado e limpeza, entre outras ações. O piso interno será concretado e mais forte para suportar ônibus de maior porte, sendo mais adequado e resistentes a altas temperaturas e ao desgaste natural no decorrer dos anos.

O terminal será ampliado em quase duas vezes, passando de 1.724,50 m² para um total de 3.488,35 m² após as obras. O terreno tem área total de cerca de 8,5 mil m². Os espaços onde os veículos transitam serão ampliados também, facilitando o fluxo dos ônibus. Pontos de embarque e desembarque de passageiros também serão readequados.

Todo o planejamento e a execução das obras irão ocorrer de forma incorporada ao modelo de transporte coletivo do Sistema BHLS (Superbus).

 NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.