Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segunda etapa do programa terá seis semanas de mentorias e capacitação online, além de dois dias de treinamento intensivo antes do Demoday, evento de apresentação dos negócios a investidores

Três startups londrinenses foram selecionadas para o 2º Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil em 2017. São elas: Rhizotech, Agribela e Termoplex, todas com soluções voltadas para o agronegócio. Vão participar desta segunda etapa 132 startups de todo o Brasil, sendo sete paranaenses. Serão seis semanas de mentorias e capacitação online, além de dois dias de treinamento intensivo antes do Demoday InovAtiva, evento em que todas elas apresentarão seus negócios a investidores. O programa é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae Nacional, com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Para o consultor do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, o fato de as três serem do agronegócio mostra que o movimento que tem sido feito por diversas entidades na região tem trazido resultados, com o surgimento e amadurecimento de projetos inovadores na área. “O InovAtiva é o maior processo de aceleração aberto no Brasil e estar entre os finalistas faz com que esses negócios fiquem em evidência. Além disso, eles terão a chance de se conectar com mentores e soluções que, isoladamente, não teriam acesso. Isso facilitará a aceleração do ciclo de vida das empresas e até a conquista de investimentos”, avalia.

Um dos fundadores da Termoplex, Vinicius Ortiz dos Santos, se disse surpreso com a aprovação para a segunda fase do programa. A empresa familiar foi fundada em 2014 e é especializada em automação agroindustrial. Ela trabalha com um sistema para controle de temperatura e umidade nos silos de armazenamento de grãos. “A primeira etapa já foi excelente para melhorarmos a gestão. A mentoria individual que recebemos nos ajudou a definir o público-alvo e entender nossa capacidade de produção”, contou. Nesta segunda fase, a expectativa é com a possibilidade de receber investimentos e fazer parcerias.

O projeto Biodrop, desenvolvido pela startup Agribela, também está entre os finalistas. A fundadora da startup, Gabriela Vieira Silva, conta que trata-se de uma cápsula biodegradável com inimigos naturais, que é liberada por drones, aviões, helicópteros ou tratores para ajudar no controle biológico de pragas nas culturas de cana de açúcar, milho e soja. “Estamos incubados há seis meses na Intuel [Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL] e o primeiro ciclo nos ajudou a acelerar o plano de negócios e estruturação da empresa. Agora, o contato com outras startups e possíveis investidores vai agregar bastante”, comemorou.

Também incubada na Intuel, a Rhizotech trabalha com inoculantes para as culturas de milho, trigo, soja e feijão. O sócio-fundador e diretor de pesquisa e desenvolvimento da startup, André Luiz Martinez de Oliveira, contou que a empresa nasceu de um trabalho acadêmico e entre pessoas sem “traquejo” na área de negócios. “A nossa participação no primeiro ciclo foi muito proveitosa e esperamos que a segunda etapa seja ainda mais relevante para consolidarmos a empresa”, afirmou. Para a Rhizotech, estar na segunda etapa representará uma oportunidade de conseguir investidores e parceiros para viabilizar uma estrutura física para produção e, desta forma, conseguir o registro dos produtos e acesso ao mercado.

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. O programa oferece aos empreendedores capacitação especializada, mentorias de alto nível, e a possibilidade de conexão com investidores e suporte de parceiros estratégicos.

Asimp/Sebrae/PR 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.