Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A unidade, que estava em obras desde janeiro, atende cerca de 10 mil moradores da região leste

O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, visitaram, na quinta-feira (2), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Eldorado, que foi reaberta para atender a população após receber ampla reforma. O equipamento público, reformado pela última vez em 2010, passou por processo de revitalização completa em seu espaço físico, contando ainda com novo mobiliário e equipamentos. Com mais esta entrega, agora são 18 UBSs já totalmente reformadas pela atual administração.

As obras, iniciadas em janeiro deste ano, contemplaram a renovação do prédio da UBS, desde a área externa, com pintura de calçadas e muros, troca de telhado, portão, grades e portas, até toda a parte interna da UBS. As intervenções incluem a recuperação dos ambientes de atendimento, substituição de vidros, portas, instalações elétricas e hidráulicas, novas louças sanitárias, entre outros.

Também foi promovida a readequação das salas, o que permitiu a ampliação do número de consultórios para três, ao todo. Houve instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de vacina, farmácia e odontologia, instaladas grades de proteção em todas as janelas, móveis novos e adaptados em todas as salas e ambientes, assim como novos computadores.

Após conhecer todas as áreas da UBS, o prefeito afirmou que a obra proporciona mais qualidade de atendimento e conforto à população, além de melhores condições aos servidores e funcionários. “Trata-se de mais um trabalho que integra a reestruturação da saúde municipal de Londrina, com proporção nunca vista antes. Cada unidade está sendo contemplada com aparelhos modernos, equipamentos e móveis novos, e o tratamento que merece para poderem oferecer serviços da melhor qualidade aos usuários. Ainda temos a fase final da reconstrução do prédio do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e a ampla reforma da Maternidade Municipal, e hoje não faltam mais medicamentos na rede básica”, destacou.

Marcelo ainda disse que o pacote de reformas nas unidades da rede básica de Londrina reforçam o compromisso da gestão municipal em promover investimentos na área da saúde, aprimorando os atendimentos aos pacientes. “Nosso objetivo é reformular o funcionamento da saúde na cidade. Foram entregues 18 UBSs reformadas por completo e muito mais está sendo feito. As equipes das unidades, de forma geral, estão de parabéns e devem ser sempre valorizadas. Neste período de pandemia, a comunidade vem entendendo ainda melhor a importância do papel e função dessas pessoas”, ressaltou.

Durante a visita, Felippe Machado informou que outras 20 UBSs estão sendo reformadas neste momento, e mais 15 estão com projetos em fase final de elaboração para terem suas reformas iniciadas neste segundo semestre de 2020. A UBS Fraternidade, uma das primeiras e mais tradicionais do município, está sendo completamente renovada, e a do Santa Rita já está na fase de adequação de mobiliários. “As estruturas das nossas unidades básicas estavam deterioradas e muitas vezes complicavam o trabalho dos profissionais. Agora, estamos entregando ambientes mais adequados, organizados e equipados para maior conforto dos pacientes”, destacou.

Já a coordenadora da UBS Eldorado, Daniele Dória de Faria, enfatizou que a revitalização tornou a unidade um novo ambiente de acolhimento e tratamento ainda mais humanizado aos pacientes. “Dentre as diversas melhorias em todo o prédio, o local hoje oferece mais acessibilidade a quem necessita, com adequação na área de espera, atendimento e salas, bem como mais organização e conforto ao público em geral”, disse.

Abrangência

Situada na Rua Tertuliano, 800, a UBS do Eldorado atende uma população de, aproximadamente, 10 mil pessoas. O prédio foi inaugurado há 40 anos, com 124,82m² de área construída, e tinha recebido sua última reforma e ampliação em 2010. O espaço oferece serviços de clínica geral, odontologia, pediatria, vacinas, curativos, inalação, farmácia, programa Saúde da Família, entre outros.

A UBS do Eldorado é responsável pelo atendimento da população residente nos jardins Albatroz, Califórnia, Dom Pedro I, Eldorado, Kobayashi, Miriam, Novo Aeroporto, OK, Santos Dumont, Caravelle 1 e 2, Dom Pedro II, Parque Novo Aeroporto, Conjuntos Habitacionais Morar Melhor e Nova Conquista, e Bairro Aeroporto.

PAI e Maternidade

O secretário Felippe Machado ainda reforçou que a construção do novo PAI deve ter as obras de estrutura física finalizadas até o final de agosto deste ano. Após a conclusão dessa etapa, as equipes irão trabalhar nas intervenções para adequação de novos equipamentos, móveis e arranjos finais. “É uma obra muito importante que devolverá este espaço de referência em atendimento às crianças para a comunidade. Já a Maternidade, que, além de totalmente renovada, também está sendo ampliada em 1.000 m2, tem previsão para dezembro deste ano.

Renan Oliveira e Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.