Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações integram a programação do Outubro Rosa e oferecem atendimento com profissionais de diversas áreas da saúde

Dentro da campanha do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Brasil vai oferecer uma programação especial na segunda-feira (8), focada na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Também estarão disponíveis à população orientações sobre outras doenças, prevenção, serviços e consultas, além de apresentações musicais que vão animar os presentes logo no início da manhã. O endereço é Rua Argentina, 600.

Abrindo a programação, o Grupo de Acordeon Evelina Grandis, formado por aposentados, sanfoneiras e sanfoneiros, se apresenta às 8h na unidade. O show será seguido por uma atividade de “danço terapia”, aplicada por fisioterapeutas e educadores físicos da UBS que vão desenvolver exercícios físicos direcionados à prevenção de problemas na coluna. Outro show acontece às 9h, quando o Coral do Hospital do Câncer interpretará algumas de suas canções.

As atividades e serviços voltados à saúde da mulher se concentram no período da manhã. A partir das 8h15, a médica Nisba Volpi estará em um espaço reservado fornecendo orientações sobre o HPV, suas causas, modos de prevenção, tratamento e alertando sobre a necessidade da vacinação contra o vírus.

Às 9h30, os agentes de saúde começarão a atender aos pedidos de mamografia e agendamento de exames de colo do útero, foco do Outubro Rosa, que podem ser solicitados por mulheres de qualquer faixa etária. A avaliação da mama pode ser realizada no mesmo dia, no dia seguinte ao pedido ou em outra data de acordo com a solicitante, enquanto os exames de colo do útero serão realizados no dia 20 deste mês, quando acontece o dia “D” da campanha. Além disso, pessoas que estiverem na recepção à espera de atendimento receberão orientações para a aplicação do autoexame das mamas.

Os servidores da UBS farão também um serviço intensivo no bairro, por meio de abordagens e telefonemas, das 7h às 19h, orientando mulheres a procurarem a unidade de saúde para receber a vacina contra o HPV e realizar o agendamento do exame de colo do útero. O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos, considerado grupo de risco em relação às doenças.

De acordo com a coordenadora da UBS, Viviane do Carmo, a iniciativa é uma oportunidade para abordar o tema da campanha assim como outros cuidados necessários à saúde. “Devido à grande movimentação e trabalho durante a rotina, muitas vezes não sobra tempo para focar na promoção dos serviços e falar sobre a importância da prevenção. Então, aproveitando o Outubro Rosa, vamos fazer um trabalho focado nos cânceres de mama e no colo do útero e também oferecer uma equipe multiprofissional para atender a outras demandas da população”, explicou.

Durante o período da manhã, a partir das 8h30, a UBS receberá trabalhos focados na prevenção e combate à dengue e outras endemias, e vai oferecer serviços de aferimento de pressão e medição da glicemia, bem como o fornecimento de medicação para hipertensão e diabetes. Serão realizadas também avaliações do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal.

Ao longo da tarde, a partir das 14h, agentes de saúde farão uma abordagem sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), alertando para a necessidade do uso de preservativos e realizando testes rápidos. Uma conversa vai orientar a população também sobre a incontinência urinária, com dicas de exercícios e medidas que podem evitar o problema. Em outra, uma psicóloga vai expor aos presentes os malefícios físicos e emocionais causados pelo estresse. Quem está precisando se alimentar melhor e até perder alguns quilos poderá tirar dúvidas e pedir orientações a uma nutricionista a partir das 15h.

Ao longo de todo o dia, uma equipe odontológica vai fornecer orientações sobre modos de higienização bucal, cuidados com próteses e alertar para o risco do câncer de boca, enquanto uma profissional de fisioterapia estará à disposição para avaliar pés diabéticos.

Todas as atividades são gratuitas e promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante o dia, a unidade de saúde prossegue com o atendimento de rotina, prestando acolhimento e realizando os procedimentos normais das 7h às 19h. Mais informações pelo telefone 3326-7930.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios