Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações integram a programação do Outubro Rosa e oferecem atendimento com profissionais de diversas áreas da saúde

Dentro da campanha do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Brasil vai oferecer uma programação especial na segunda-feira (8), focada na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Também estarão disponíveis à população orientações sobre outras doenças, prevenção, serviços e consultas, além de apresentações musicais que vão animar os presentes logo no início da manhã. O endereço é Rua Argentina, 600.

Abrindo a programação, o Grupo de Acordeon Evelina Grandis, formado por aposentados, sanfoneiras e sanfoneiros, se apresenta às 8h na unidade. O show será seguido por uma atividade de “danço terapia”, aplicada por fisioterapeutas e educadores físicos da UBS que vão desenvolver exercícios físicos direcionados à prevenção de problemas na coluna. Outro show acontece às 9h, quando o Coral do Hospital do Câncer interpretará algumas de suas canções.

As atividades e serviços voltados à saúde da mulher se concentram no período da manhã. A partir das 8h15, a médica Nisba Volpi estará em um espaço reservado fornecendo orientações sobre o HPV, suas causas, modos de prevenção, tratamento e alertando sobre a necessidade da vacinação contra o vírus.

Às 9h30, os agentes de saúde começarão a atender aos pedidos de mamografia e agendamento de exames de colo do útero, foco do Outubro Rosa, que podem ser solicitados por mulheres de qualquer faixa etária. A avaliação da mama pode ser realizada no mesmo dia, no dia seguinte ao pedido ou em outra data de acordo com a solicitante, enquanto os exames de colo do útero serão realizados no dia 20 deste mês, quando acontece o dia “D” da campanha. Além disso, pessoas que estiverem na recepção à espera de atendimento receberão orientações para a aplicação do autoexame das mamas.

Os servidores da UBS farão também um serviço intensivo no bairro, por meio de abordagens e telefonemas, das 7h às 19h, orientando mulheres a procurarem a unidade de saúde para receber a vacina contra o HPV e realizar o agendamento do exame de colo do útero. O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos, considerado grupo de risco em relação às doenças.

De acordo com a coordenadora da UBS, Viviane do Carmo, a iniciativa é uma oportunidade para abordar o tema da campanha assim como outros cuidados necessários à saúde. “Devido à grande movimentação e trabalho durante a rotina, muitas vezes não sobra tempo para focar na promoção dos serviços e falar sobre a importância da prevenção. Então, aproveitando o Outubro Rosa, vamos fazer um trabalho focado nos cânceres de mama e no colo do útero e também oferecer uma equipe multiprofissional para atender a outras demandas da população”, explicou.

Durante o período da manhã, a partir das 8h30, a UBS receberá trabalhos focados na prevenção e combate à dengue e outras endemias, e vai oferecer serviços de aferimento de pressão e medição da glicemia, bem como o fornecimento de medicação para hipertensão e diabetes. Serão realizadas também avaliações do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal.

Ao longo da tarde, a partir das 14h, agentes de saúde farão uma abordagem sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), alertando para a necessidade do uso de preservativos e realizando testes rápidos. Uma conversa vai orientar a população também sobre a incontinência urinária, com dicas de exercícios e medidas que podem evitar o problema. Em outra, uma psicóloga vai expor aos presentes os malefícios físicos e emocionais causados pelo estresse. Quem está precisando se alimentar melhor e até perder alguns quilos poderá tirar dúvidas e pedir orientações a uma nutricionista a partir das 15h.

Ao longo de todo o dia, uma equipe odontológica vai fornecer orientações sobre modos de higienização bucal, cuidados com próteses e alertar para o risco do câncer de boca, enquanto uma profissional de fisioterapia estará à disposição para avaliar pés diabéticos.

Todas as atividades são gratuitas e promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante o dia, a unidade de saúde prossegue com o atendimento de rotina, prestando acolhimento e realizando os procedimentos normais das 7h às 19h. Mais informações pelo telefone 3326-7930.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.