Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Kit de identificação, desenvolvido pelo LIPOA, será comercializado por pequena empresa de Londrina

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec – UEL) irá promover um evento, amanhã (13), às 14hs, para a assinatura do Termo da Transferência de Tecnologia entre a UEL e a Londrilab Comércio de Produtos Microbiológicos LTDA.

A tecnologia transferida da UEL para o setor produtivo foi do kit "Novo método para a detecção rápida de formaldeído em leite", criado pela Londrilab.

Para desenvolver o kit, a empresa Londrilab firmou uma parceria com o Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Lipoa) da universidade. Isso só foi possível devido à intermediação feita pela Aintec para a formalização do processo por meio de uma cooperação tecnológica, conforme prevê a Lei de Inovação.

“A parceria entre o Lipoa e a Londrilab, além de viabilizar a finalização do processo de desenvolvimento da análise rápida para detecção de formol no leite, permitiu a sua produção em escala comercial”, explica a professora coordenadora do projeto de cooperação Vanerli Beloti.

Para Clodoaldo Trainotti, sócio da empresa Londrilab, a transferência de tecnologia permite levar o nome de Londrina, da UEL e da empresa para outras regiões do Brasil. “Trabalhar com uma universidade que é séria e de grande competência, nos traz confiança e segurança. A parceria oferece, para o mercado leiteiro, um diferencial que agrega qualidade e valor aos seus produtos”, salienta.

O kit de detecção de formol no leite

O kit tem como objetivo analisar e detectar a presença de formol no leite de maneira mais rápida, já que esse processo costuma ser demorado e complexo e os meios tradicionais não dão conta de analisar todo o leite que chega à indústria, como recomenda a legislação.

Segundo Vanerli, a tecnologia promove uma prova rápida, que apresenta resultados em no máximo cinco minutos adicionando-se um reagente à amostra. Assim, a análise torna-se simples, rápida, sensível e barata, além de solucionar uma importante demanda da indústria.

Transferência de Tecnologia para o setor produtivo

Para o diretor da Aintec, Edson Miura, a cooperação entre a Universidade e o setor produtivo é fundamental para a promoção da ciência, tecnologia e inovação. “Como intermediadora entre academia e empresa, a Aintec, ao promover interações nesse sentido, também promove a pesquisa, amplia as possibilidades de aumento da competitividade das empresas e proporciona as condições reais do desenvolvimento econômico local”, afirma. Segundo o diretor, a Aintec tem trabalhado para atuar de acordo com a Lei de Inovação de forma a promover as interações do setor produtivo, possibilitando a realização de pesquisas aplicadas.

Mariana Paschoal/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.