Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

História da unidade se confunde com a do bairro; atualmente 16 mil pessoas são atendidas no local

Há 40 anos, os moradores do Jardim Bandeirantes e bairros do entorno podem comemorar a instalação da Unidade Básica de Saúde Dr. Rui Viana Junior. A fim de celebrar todos os anos de história do local, os profissionais da saúde e os integrantes do Conselho Local de Saúde do Jardim Bandeirantes estão organizando diversas atividades.
 

Hoje, 22,, a partir das 13 horas, a comunidade está convidada para participar das atividades que serão desenvolvidas no Centro Comunitário ao lado da Unidade Básica de Saúde, que fica na Rua Serra da Graciosa, 700, na região oeste. Durante toda tarde haverá apresentações de danças dos participantes dos grupo de atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Também será transmitido o vídeo sobre a história da unidade de saúde e a equipe apresentará os serviços prestados gratuitamente à comunidade.
 

Na unidade são ofertados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, os serviços de enfermagem, clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia infanto-juvenil e gestantes. A área de abrangência é de 16 mil pessoas, moradoras do jardins Bandeirantes, Delta, Joquei Clube, Messiânico, Novo Sabará, Olga, São Francisco de Assis, Vila Hípica, Estância Ibirapuera, Conjunto Itaoka, conjuntos residenciais Novo Horizonte e Orion, conjuntos habitacionais Bandeirantes, Gávea e Lauro G. da V. Pessoa, Cilo 2.
 

Histórico

A história da Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes confunde-se com a do bairro, que recebeu seus primeiros moradores na década de 1960, instalados em meio às plantações de café. O primeiro endereço da unidade Dr. Rui Viana Junior foi em um espaço cedido no Centro de Educação Infantil Matilde Vicentini: associação de damas de caridade.
 

No dia 23 de novembro de 1977, os profissionais começaram a atender as crianças da creche e a população do bairro. Nesta década, o movimento conhecido como reforma sanitária ganhou força, difundindo o conceito de Atenção Primária à Saúde. Com uma infraestrutura simples, o trabalho da equipe de saúde estava baseado no atendimento e tratamento às doenças prevalentes daquela localidade, como verminoses, tuberculoses, sarampo, catapora, pediculoses, entre outras e serviços de pré-natal, puericultura e vacinação, que ainda não tinha apoio dos governos estaduais e federais.
 

Atualmente, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Bandeirantes conta com uma equipe completa de profissionais que atuam em diversas áreas e desenvolvem várias atividades com a comunidade, entre elas estão os grupos de planejamento familiar, pré-natal, puericultura, atividades físicas, hipertensão, controle de diabetes, contra o tabagismo, grupo de escuta, além de ações educativas em creches e escolas no entorno. A última reforma e ampliação da unidade foi realizada em 2012, o que garantiu uma área de atendimento de 474,78 metros quadrados.
Ana Paula Hedler/Asimp/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.