Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as escolas, CMEIs e CEIs conveniados vão receber o kit contendo materiais básicos para pequenos atendimentos de emergência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a entrega de kits de primeiros socorros para as unidades escolares municipais. Todas as escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados vão receber o item. Ao todo, serão 179 unidades contempladas.

Cada kit contém insumos e materiais básicos para realizar os primeiros socorros, incluindo a maleta, termômetro, gazes, luvas, curativos, álcool 70%, entre outros itens. O custo de cada kit foi de R$ 169,66, resultando em um investimento de aproximadamente R$ 30 mil em recursos municipais. Grande parte das escolas e centros de educação já receberam o material e a previsão é que, até o final de maio, todas as unidades sejam contempladas.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, lembra que que a SME, em parceria com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), realiza formação de brigadistas escolares, que leva conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndios para professores, diretores e coordenadores de unidades escolares municipais. “O kit de primeiros socorros possibilita os primeiros cuidados em caso de incidentes com os alunos ou colaboradores. A entrega destes kits é uma forma de lembrar dos cuidados essenciais que temos que ter com os alunos, todos os dias”, apontou.

O curso de brigadistas escolares foi aprimorado em 2019 e hoje conta com 32 horas, sendo 16 teóricas e 16 práticas, de primeiros socorros, teoria do fogo e simulação de rota de fuga na própria escola, onde é feito um simulado de fuga. Somente no ano de 2021, foram capacitados 900 brigadistas escolares na rede municipal de ensino.

A gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, disse que a entrega dos kits atende a Lei Municipal nº 12.853/2019, que determina a obrigatoriedade da adoção de treinamento em primeiros socorros aos profissionais da rede escolar em todo o Município de Londrina. A legislação também estabelece, às escolas e profissionais participantes dos treinamentos, a adoção do Selo Lucas Begalli Zamora, garantindo a sua adequação ao programa previsto na lei. Também coaduna com a Norma Regulamentadora n° 23, do Ministério do Trabalho, e da Norma de Procedimento Técnico (NPT) 017, do Corpo de Bombeiros do Paraná.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.