Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os idosos atendidos pelo Município farão a oficina “Corpo e Voz”; eles se apresentam no 37º FIML em 16 de julho

Cerca de 80 pessoas que frequentam os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) das regiões oeste e leste irão participar da programação do 37º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Os idosos vão integrar as turmas da oficina “Corpo e Voz”, que será ministrada pelo educador musical Marcelo Caires Luz e terá aulas nos dois CCIs. O objetivo é proporcionar uma experiência inovadora de aprendizagem musical para idosos interessados em conhecer e desenvolver novas habilidades.

A oficina será desenvolvida para duas turmas, envolvendo pessoas que já participaram das atividades em edições anteriores, e sendo voltada, também, para quem nunca realizou o curso e pretende ter a experiência. Para os alunos já iniciados, o curso será desenvolvido de 10 a 21 de julho, das 14 às 17 horas. Já os novos participantes receberão o curso no período de 10 a 16 de julho, das 9 às 11h30.

No CCI Leste, as aulas serão de 10 a 14 de julho, na parte da manhã, e no CCI Oeste vão acontecer à tarde, nos mesmos dias. A oficina é aberta para pessoas da comunidade com mais de 60 anos e para participar não é necessário, em nenhum dos casos, ter experiência com música. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site http://www.fml.com.br/ , que traz a programação completa e todas as informações  do 37º FIML.

O gerente de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso, Cleir Brandão, destacou que a oficina é um momento muito importante de valorização do público idoso, acrescentando conhecimentos aos participantes tanto na parte cultural quanto no aprendizado musical que mexe com todos os sentidos e colabora para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida.

Cleir afirmou que com a parte pedagógica e a apresentação final, os idosos ganham um olhar especial da cidade. “As atividades conduzidas pelo professor Marcelo Luz são muito qualificadas e trazem uma série de ganhos aos idosos. A divulgação do curso foi feita durante os grupos de convivência existentes nos dois CCIs e todos os anos a adesão é alta”, frisou.

Segundo o músico e professor que irá ministrar a oficina Corpo e Voz, Marcelo Caires Luz, as atividades do curso são todas voltadas à sensibilização musical, que, dentro do conceito atual de educação nessa área, tem como objetivo desenvolver uma prática musical lúdica de aprendizagem que trabalha com diferentes sistemas de funcionamento do corpo: auditivo, visual, sensorial e linguístico. “A metodologia é baseada em processos e estímulos que buscam ativar nos idosos diversas funções cerebrais importantes para a saúde emocional, sensorial, motora, social e cognitiva dessas pessoas. A abordagem é divertida, leve e dinâmica, onde os idosos cantam, dançam, tocam instrumentos e escutam música”, enfatizou.

Luz ressaltou que as práticas que estruturam os conteúdos didáticos são ensinadas de forma adaptada ao ritmo e velocidade de aprendizado de cada participante. Além de toda a experimentação com música e dança, os idosos também têm a oportunidade de construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis como latinhas de alumínio, por exemplo. “Muitos deles já possuem habilidades em artesanato e trabalhos manuais, o que facilita o processo de montagem. É muito interessante ver o rápido desenvolvimento que eles atingem em cada etapa do curso”, disse.

O professor atua como professor do FIML desde 2009, desenvolvendo atividades voltadas para idosos e, há quase 20 anos, desde 1998, realiza pesquisas e trabalhos voltados à música na terceira idade. “Trabalhar com esse público é maravilhoso e encantador, sinto um grande prazer em poder transmitir meus conhecimentos em educação musical ao público idoso, e também absorvo muito da experiência de vida que eles compartilham durante a oficina. Os idosos demonstram mais vontade de aprender coisas novas e aperfeiçoar o que já sabem, e também são disciplinados e empenhados em superar os obstáculos”, concluiu.

Apresentação

Como resultado do trabalho pedagógico, todos os idosos que participarem da oficina “Corpo e Voz para a 3ª Idade” farão uma apresentação aberta ao público, reunindo o que de melhor for produzido durante as atividades. A atração vai incluir coreografia, música tocada, arranjos e música cantada, com a participação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, que conta com cerca de 60 integrante de diferentes idades.

O evento será no dia 16 de julho (domingo), às 14 horas, no espaço cultural do Royal Plaza Shopping, localizado no 3º andar, próximo à praça de alimentação.

Quem ministra

Marcelo Caires Luz é músico e educador musical, ministra cursos de Educação Musical para professores da Educação Básica e em escolas de música do país, além de fazer consultorias na área. Foi professor do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Mackenzie/SP e fundador do Centro de Desenvolvimento Musical Caires em São Paulo, o qual esteve à frente na Direção Executiva e Pedagógica por 16 anos (1991-2006).

É Mestre em Gerontologia (PUC/SP) e professor de Comunicação Social. Pesquisa a área de Envelhecimento, Saúde e Qualidade de Vida: aspectos interdisciplinares entre envelhecimento e os instrumentos midiáticos (mitos e estigma da velhice). Também é autor de uma metodologia exclusiva de Escuta Sensível (sonoplastia no audiovisual) e do livro “Educação Musical na Maturidade”.

Com oficinas de música, atua para um envelhecimento saudável em adultos e idosos. Foi colunista no jornal Folha de Londrina e da UEL FM – coluna: “Maturidade em fOcO”, além de atuar como professor convidado do SESC SP e PR. Atualmente, é coordenador do departamento de Música e Educação Musical do SESC Regional AC (Rio Branco), onde realiza projetos de Música e Educação Musical para todas as idades.
Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.