Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerimônia de posse foi no sábado (8), na sala de sessões da Câmara. Eleitos em outubro de 2019, estudantes prestaram juramento e discursaram

Eles não são apenas o futuro, mas o presente da política. Na tarde de sábado (8), 36 alunos e alunas de escolas públicas e particulares de Londrina prestaram juramento, assinaram o termo de posse e oficialmente assumiram seus “mandatos” na 3ª Legislatura do projeto Câmara Mirim, da Câmara Municipal de Londrina (CML). Do total de estudantes, 19 são titulares e os demais, suplentes, que assumirão as cadeiras quando convocados. As eleições ocorreram em outubro do ano passado, nas escolas inscritas no programa, e foram organizadas pela Justiça Eleitoral de Londrina. “Tenham orgulho de fazer parte dessa Casa, ou melhor, tenham vontade de fazê-la melhor pela ação de vocês. Vocês foram escolhidos pelo voto popular, da comunidade de vocês. Então, deem o seu melhor”, disse, dirigindo-se aos participantes, o vereador Ailton Nantes (PP), presidente da CML.

Também presente na solenidade, o vereador Amauri Cardoso (PSDB) ressaltou a importância do programa para que os estudantes compreendam as funções dos parlamentares e cultivem a democracia. “Quando falamos de democracia, é imprescindível pensar que temos um tesouro incomensurável. Se não tivermos o cuidado de cultivá-la, teremos pessoas com saudades da ditadura. Eram tempos muitos difíceis, quando a manifestação e a participação não eram incentivadas”, disse ele, que integra o Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo, unidade da CML responsável pela Câmara Mirim. Além de Cardoso e Nantes, participaram da cerimônia o juiz eleitoral Luiz Valério dos Santos, diretor do Fórum Eleitoral de Londrina; a professora Andréa Militão, representante da Secretaria Municipal de Educação de Londrina; Claudiana Saviniec Silva, do Núcleo Regional de Educação do Paraná; e Alderi Ferraresi, do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) de Londrina.

Cada vereador e vereadora mirim teve a oportunidade de expor o que espera de seu mandato. “Vou levar informações às pessoas, para que saibam quais são seus direitos e deveres e quais são os direitos e deveres dos nossos representantes”, afirmou Rayane Santos, 15 anos, do Colégio Estadual Professora Vani Ruiz Viessi. Aluno do Colégio Pontual, Carlos Eduardo Santos, 14 anos, prometeu cumprir o mandato com dedicação, autonomia e responsabilidade. "Vou citar um filme que acho que todos devem conhecer: Alice no país das maravilhas. Existe uma cena em que Alice pergunta para onde vai a estrada, e o gato responde: para onde você quer ir? Ela diz que está perdida e não sabe o que fazer. Então o gato responde: para quem não sabe o que quer, qualquer caminho basta. Eu não sou esse tipo de pessoa, estou aqui porque começo uma nova caminhada, e prometo dar o melhor de mim”, afirmou.

Durante a última semana de janeiro, como evento preparatório para o mandato, os vereadores mirins fizeram um treinamento na sede do Legislativo Municipal que incluiu técnicas de oratória e palestras com servidores da Câmara sobre funções dos Poderes, funcionamento da CML e procedimentos para a criação de leis, entre outros assuntos. Ao longo de 2020, eles participarão de “sessões”, na última sexta-feira de cada mês. A primeira será em 28 de fevereiro, a partir das 15 horas. Nesses encontros os estudantes discutirão problemas do município e proporão soluções, que serão avaliadas pela Câmara de Londrina e poderão se transformar em projetos de lei ou indicações aos órgãos públicos.

Mesa Executiva

Assim como ocorre na Câmara de Londrina, após a cerimônia de posse os vereadores mirins elegeram os membros da Mesa Executiva. Os estudantes que dirigirão os trabalhos no primeiro semestre são Maria Eduarda Galdino (presidente), Douglas Rodrigues (vice-presidente) e Eloah Peres (secretária).

Marcela Campos/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.