Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes de escolas públicas e particulares participam de evento no Legislativo e dão o primeiro passo para mandato da Câmara Mirim em 2018

Nesta terça-feira (19), no enceramento das sessões ordinárias de 2017, a Câmara Municipal de Londrina ganhará um reforço para as atividades do próximo ano. Logo no início dos trabalhos, às 14h30, serão diplomados os vereadores mirins e seus suplentes para a 1ª Legislatura da Câmara Mirim da Escola do Legislativo. O Programa Câmara Mirim foi lançado em novembro e atende diretrizes da atual Mesa Executiva (gestão 2017/2018), com o objetivo de incentivar a participação de crianças e adolescentes na vida política da cidade.

Diante de uma plateia composta por diretores de escolas, familiares e autoridades serão diplomados os 19 vereadores mirins e 19 suplentes que estarão cursando no próximo ano entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental, provenientes de 13 escolas públicas (municipais e estaduais) e seis escolas particulares da cidade. Foram convidados para a cerimônia de Diplomação dirigentes da Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Ensino (NRE), Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro) e Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe). A solenidade será realizada na sala de sessões com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Exercício de cidadania

O Programa Câmara Mirim é o primeiro projeto da Escola do Legislativo, criada por meio da Resolução nº 116/2017 em setembro deste ano. De acordo com a Resolução, a Escola do Legislativo vai atuar em quatro eixos distintos: Formação e aperfeiçoamento profissional de agentes públicos; Pesquisa e produção de conhecimento; Promoção de ações culturais e de inclusão social e Educação política e fortalecimento da cidadania. “Considero que o principal ponto da Escola do Legislativo é transmitir conhecimento ao cidadão para que ele entenda como funcionam os órgãos públicos, interaja com a esfera política e conheça a importância da sua participação”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Mario Takahashi (PV). É dele ainda a avaliação de que grande parcela da sociedade não conhece o papel dos agentes políticos e dos órgãos públicos, em especial do Poder Legislativo e, portanto, muitas vezes as críticas acabam se caracterizando como desabafos e não têm efetividade. “Mas isso também é culpa do Poder Público que não investiu ou teve interesse em levar informação à população. Hoje a nossa lógica de trabalho é diferente. Pretendemos contribuir com a formação do cidadão, para que ele exerça uma cidadania plena, compreenda como fazer críticas e conheça os caminhos para uma participação efetiva na área política”.

No próximo ano os vereadores mirins passarão por um treinamento na última semana de janeiro e tomarão posse no dia 2 de fevereiro. Durante todo o ano de 2018 estão programadas dez sessões ordinárias da Câmara Mirim, sempre as sextas-feiras, no período de janeiro a dezembro que serão realizadas na sala de sessões do prédio da Câmara Municipal de Londrina.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.