Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ilustrações retratam o Pai da Aviação, seu 14-Bis e aviões de papel; atividades integram o Programa Caminhos do Graffiti, da Prefeitura

O viaduto da Avenida Santos Dumont, via importante para acesso ao Aeroporto de Londrina, ganhou uma grafitagem personalizada e atrativa nos últimos dias. A estrutura tornou-se tela para artistas do Coletivo CapStyle que, por meio do Programa Caminhos do Graffiti, estão colorindo os viadutos que cruzam a Avenida Dez de Dezembro.

Em homenagem à localização deste viaduto, o tema desta edição do Caminhos do Graffiti foi a aviação. Tendo isso em mente, os artistas Zion, integrante do CapStyle, e Gard Pam, convidado de Curitiba, conduziram os trabalhos, executados de quinta-feira (7) a domingo (10).

O programa Caminhos do Graffiti possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e integra a Fábrica – Rede Popular de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A execução é da Associação Londrinense de Circo (ALC), com o Coletivo CapStyle.

Acompanhando os artistas consagrados e dando os primeiros passos na arte de rua, cerca de 20 alunos das oficinas de grafite também participaram da pintura. Juntos, eles ilustraram as duas faces e duas bases do viaduto que, agora, retrata o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Santos Dumont. E os torcedores do Londrina Esporte Clube vão se identificar com o avião do LEC.

Os artistas reproduziram ainda o famoso 14-Bis, avião construído e pilotado por Dumont. “Também quisemos fazer uma pintura mais lúdica, para as crianças, que atraísse a atenção delas”, contou o grafiteiro Zion, ao comentar os aviões de papel que contornam o viaduto.

Segundo Zion, o trabalho teórico e prático desenvolvido com os alunos das oficinas tem evoluído a cada dia de atividade. “Não existe um curso de graffiti, o contato da prática é feito só no muro. E essa oportunidade que eles têm tido, das oficinas na Associação de Circo e de participar das pinturas, é algo extraordinário. Eles evoluíram bastante nos traços e nas perspectivas, é muito nítido. Dá para ver que o impacto é muito grande”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, acrescentou que o projeto de grafitagem nos viadutos tem obtido uma repercussão muito boa e muito positiva. “Em cada ponto que fazemos intervenções como essas, a comunidade passa a ter mais respeito e mais carinho por aquele espaço. O graffiti é uma arte acessível, de identificação instantânea, além de ser uma porta de entrada para o meio profissional das artes visuais ou plásticas. Esse projeto partiu do prefeito Marcelo Belinati, e tem feito um grande sucesso, com outras prefeituras nos procurando para poder reproduzir em seus municípios. Queremos lançar um novo edital, futuramente, que será aprimorado e atenderá outros cinco viadutos da cidade”, comemorou.

Pellegrini lembrou que muitos dos artistas que participam do CapStyle aprenderam sobre grafite durante as ações da Rede da Cidadania, lançada na I Conferência Municipal de Cultura, em 1992. “Nossos artistas estão dando um show; 20 anos depois da I Conferência, eles estão ajudando a cidade a mostrar sua cara, montando um verdadeiro museu a céu aberto. E, paralelamente, um projeto está documentando todo esse processo, de pintura dos viadutos e oficinas com os artistas iniciantes, para que futuramente as pessoas que queiram conferir essa arte acessem o site e saibam de todas as etapas e pontos para visitar”, acrescentou.

O segundo viaduto da Avenida Santos Dumont será objeto da próxima etapa do Caminhos do Graffiti, com o tema Arquitetura. Na ocasião, o artista visual Korneta ficará à frente dos trabalhos. As oficinas começam na terça-feira (19), na Associação Londrinense de Circo e a previsão é concluir os trabalhos no domingo (24).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.