Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro faz parte da agenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Londrina

A programação organizada em alusão à campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres não para. Nesta terça-feira (1º), às 19h30, o canal da OAB Londrina no Youtube realizará a transmissão on-line do debate O Que o Homem Pensa sobre a Violência Doméstica?.

As convidadas para o debate são a psicóloga, especialista em violência e responsável pelo Projeto Além do Horizonte – realizado no Fórum de Cambé junto a homens autores de violência doméstica – , Larissa Bernardelli, e a advogada, coordenadora da Comissão da Mulher Advogada e especialista em violência doméstica e familiar, Jaqueline Amendola Heinzl.

Juntas, elas discutirão os programas destinados à escuta ativa e conscientização dos homens agressores. Em Londrina, a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, inclui diversas iniciativas focadas na conscientização e educação de homens. As ações abrangem tanto aqueles que já cometeram atos de agressão quanto os que integram a população encarcerada por outros motivos, como roubo, latrocínio, homicídio, etc.

O município iniciou essas ações em 2016, mas elas vêm se fortalecendo desde 2019. Além disso, em 3 de abril deste ano, o governo federal instituiu a Lei n.º 13.984, que visa implantar mais programas de conscientização e educação de agressores a respeito da violência doméstica, familiar e sexual. A intenção é que haja uma diminuição no número de casos de violência contra as mulheres, após a conscientização destes indivíduos. Para esse fim, cabe aos juízes decretarem o encaminhamento obrigatório dos autores de violência doméstica para centros de reeducação e acompanhamento psicossocial.

Com a adoção da iniciativa, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) sofreu alterações, que também serão debatidas no encontro. Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, o objetivo dos grupos de atendimento aos agressores é que os homens que participam das reuniões com as assistentes sociais, psicólogas e advogadas entendam o que é a violência contra a mulher, o ciclo da violência (que muitos vivenciam desde crianças) e a masculinidade tóxica. Com base nesses conhecimentos, espera-se que os agressores aprendam a manter relacionamentos saudáveis e não voltem a cometer atos de violência contra as mulheres e meninas.

Entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, a Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoverão diversas ações para marcar a campanha internacional contra a violência sofrida pelas mulheres. Para isso, esses órgãos contam com vários parceiros, como a OAB Londrina. Diversos eventos estão sendo realizados, incluindo palestras, cursos, rodas de conversa, lançamento de livro e encontro com profissionais atuantes na área. As ações abordam os direitos das mulheres, os desafios enfrentados na área e os avanços obtidos ao longo dos anos.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha internacional realizada anualmente, sempre a partir do dia 25 de novembro, data em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, em diversos países. No Brasil, a campanha se inicia antes, no dia 20 de novembro, para marcar também o Dia da Consciência Negra. As ações se encerrarão em 10 de dezembro, com as comemorações pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação completa está disponível aqui.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.