Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A intenção é mostrar aos idosos que é necessário ter atenção naquilo que se sente e pensa; mesma palestra será realizada no CCI Leste

Com o agito do dia a dia e com a grande quantidade de tarefas a serem executadas diariamente, muitas pessoas acabam não prestando atenção nos pensamentos, sentimentos e emoções que passam pela cabeça. Para falar sobre a importância da Atenção Plena ou Consciente nos pensamentos e sentimentos, o psicólogo Filipe Martin de Oliveira conversará com os idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região Oeste nesta quinta-feira (19), às 14 horas, na sede do CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

A intenção é mostrar aos idosos que é necessário ter atenção naquilo que se sente e pensa, mesmo durante a execução de tarefas simples da rotina como, por exemplo, no momento em que se lava louça, assiste-se um filme ou mesmo quando se está sozinho em casa.

Isso porque estudos recentes têm mostrado a importância e a eficácia de iniciativas como a meditação “mindfulness”, conhecida em português como Atenção Plena ou Consciente, para o tratamento de estresse, ansiedade, quadros depressivos, e para a falta de concentração e de atenção.

De acordo com o psicólogo, a cultura da sociedade atual reforça o não sentir e o não pensar, o que é uma armadilha para o ser humano, porque diferente de um perigo físico, onde é possível correr e deixá-lo para trás, sentimentos e os pensamentos estão dentro da cabeça. “Então é preciso aceitá-los de forma ativa, sabendo que podemos estar tristes alegres e mesmo assim aproveitarmos a vida que temos procurando outras fontes de prazer e de manter uma qualidade de vida”, defendeu.

A ideia é mostrar aos participantes que é possível ter qualidade de vida mesmo quando se tem pensamentos e sentimentos não tão prazerosos, através da conexão do pensamento e da ação. Para isso, Oliveira ensinará algumas técnicas de meditação “mindfulness”. Uma delas é estar consciente de enxergar com generosidade cada uma das sensações e atitudes que foram feitas no passado, assim como cuidar para não se apegar e colocar toda a expectativa no futuro.

Outra técnica que será ensinada é a concentração na respiração, prestando atenção no ar que entra, circula e sai do corpo. Assim como a de manter o foco nas atividades que estão sendo feitas naquele momento exato, como atravessar a rua, manejar equipamentos ou mesmo lavar a louça. Essas técnicas auxiliam as pessoas, sejam jovens ou idosas, a se manterem mais calmas, seguras e serenas, melhorando as relações profissionais, familiares e consigo mesma.

A mesma palestra será ministrada também no dia 11 de maio, às 8 horas, no SESC Norte e no dia 21 de maio, às 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste. Ela faz parte de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal do Idoso com a Unimed Londrina.

Ana Paula Hedler/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.