Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O aplicativo “Voto Legal”, da OAB-PR, será lançado em Londrina nesta sexta-feira, 31 de agosto, as 15 horas,  no Ed Tuparandi  (Rua Professor João Cândido, 344, 4º andar, no centro) pelo presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play e no AppStore, possibilitando que as denúncias eleitorais sejam feitas de forma pública ou anônima, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto.

“A OAB, protagonista da ação que proibiu o financiamento de campanha por parte de pessoas jurídicas e que impulsionou a Lei da Ficha Limpa, fará todo o possível para que cidadãos tomem uma decisão consciente nas urnas. Nosso propósito com o aplicativo é ajudar a população a denunciar o uso de recursos indevidos na campanha”, informa Noronha. “Baixando o aplicativo, a pessoa pode denunciar em tempo real os candidatos que estão se desvirtuando da lei, inclusive facilitando o flagrante de quem estiver cometendo um delito eleitoral”, enfatizou. Para Noronha, essa é uma importante contribuição da OAB Paraná para que as eleições sejam efetivamente limpas.

Subsídios

ZuleikaGiotto, coordenadora da Comissão de Fiscalização das Eleições 2018 da OAB Paraná, destaca que a denúncia deve ser feita com o maior número possível de provas, de forma a permitir a efetiva apuração. Ao receber a denúncia, a OAB irá analisar se o fato configura realmente uma infração à legislação eleitoral e, em caso afirmativo, será encaminhada ao Ministério Público. De acordo com ela, nas eleições de 2016, a OAB Paraná recebeu pouco mais de mil denúncias, destas, 600 foram encaminhadas ao MP, as demais não fundamentaram ou apresentam documentação insuficiente. Compra de votos e propaganda irregular foram as denúncias mais frequentes, aponta.

Pelo aplicativo, cada eleitor poderá também acompanhar o andamento da denúnia, verificando se se foi arquivada ou encaminhada para o MP. O cidadão que fizer denúncias falsas poderá responder judicialmente.

O advogado mineiro Hebert Alcântara, desenvolvedor da ferramenta, esteve em Curitba para o lançamento do aplicativo, em 17 de agosto, e explicou que a ideia inicial era colher denúncias de uso de caixa 2, mas a ferramenta ganhou mais funcionalidades e pode ser usado para captação de qualquer tipo de irregularidade eleitoral: compra de voto, promessa de cargo, propaganda irregular, uso da máquina pública, distribuição de santinhos em locais indevidos, entre outras infrações.

Para Alcântara, o aplicativo reúne condições que facilitam a participação da população no combate à corrupção, entre elas o uso da tecnologia, a economicidade e a interiorização. Economicidade porque centraliza o recebimento de denúncias de todo o Paraná; interiorização porque cidadãos de qualquer cidade, mesmo sem subseção da OAB, poderão utilizar. Além disso, a tecnologia dos smartphones, que é rápida e fácil, torna todo o processo mais ágil.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.